Main menu

(11) 3717-5537

(11) 3090-5537

25 anos da criação do Domínio “.br”

11/04/2014
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

dominio-br

No próximo dia 18 de abril o domínio “.br” completará 25 anos de criação, e o CGI.br, Comitê Gestor da Internet no Brasil, declarou que já foi ultrapassado mais de 3,4 milhões de domínios registrados pelo Registro.br.

Jon Postel, do IANA, Internet Assigned Numbers Authority, órgão responsável pela coordenação global do DNS (do inglês Domain Name System, Sistema de Nomes de Domínios), endereçamento IP (do inglês Internet Protocol, Protocolo de Internet), e outros recursos de protocolo de Internet, delegou em 18 de abril de 1989 o “.br” para o grupo responsável pelas redes acadêmicas no Brasil que veio fazer a primeira subdivisão do “.br” em 1991 e criando os subdomínios com.br, org.br, gov.br, net.br e mil.br.

O uso do “.br” começou pela comunidade acadêmica para identificação de máquinas já existentes na rede.  Somente após a ECO-92, Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em junho de 1992, que outras partes da sociedade civil puderam ter acesso à rede devido ao aumento da divulgação do domínio “.br”.

Em 1996 começou a fase comercial da Internet alcançando um número de 851 domínios “.br” registrados, e completou o ano com 7507 registros. Registros de domínios com uso de caracteres acentuados tais como à, á, â, ã, é, ê, í, ó, ô, õ, ú, ü e ç passaram a ser permitidos a partir de 2005.

Na lista de domínios para códigos de país (denominado ccTLDs ou country-code Top Level Domains, domínios de topo de código de país), o Brasil encontra-se na oitava colocação do ranking mundial.

E de acordo com Demi Getschko, diretor presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o Registro.br conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados que são responsáveis por analisar e desenvolver novas ferramentas para aperfeiçoamento do sistema de registro de nomes de domínios brasileiros, que oferece categorias de registro para pessoas física, pessoa jurídica, profissional liberal e universidades.

Fale Conosco

Nome

E-mailAssunto

Mensagem




0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×