Main menu

(11) 3717-5537

(11) 3090-5537

A computação em nuvem que mais se adequa à sua empresa

25/07/2013
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

nuvem-ideal

A computação em nuvem (cloud computing) tem sido vantajosa no que diz respeito à automação, escalabilidade e economia, mas é preciso conhecer os 3 modelos existentes e avaliar qual é a mais adequada para sua empresa, que são: pública, privada e híbrida.

Nuvem Pública: Para empresas com cargas de trabalho simples, processamentos de dados através de sistemas tradicionais e rotinas com operações repetitivas, o ideal é terceirizar o serviço e assim utilizar a computação em nuvem definida como pública.

Nuvem Privada: No caso de empresas que executam aplicações com armazenamento de dados sensíveis e trabalham com padrões de qualidade em governança corporativa, devem optar no uso da computação em nuvem na modalidade privada.

Híbrida: Para não perder investimentos em aquisições de hardwares, softwares e infraestrutura, a fim de se beneficiar do modelo de computação em nuvem pública com a privacidade e segurança de uma nuvem privada, a empresa tem a opção de utilizar a computação em nuvem chamada de híbrida, que também faz com processe seus aplicativos personalizados no data center e possa alavancar uma série de software-as-a-service (software como um serviço – SaaS) na nuvem pública.

Deve-se analisar alguns pontos antes de escolher a computação em nuvem da empresa: o que fazer no caso de alguma falha da nuvem? Como a sua empresa lida com dados vazados? Possui serviços e aplicações bem definidos? Qual a frequência na interrupção de dados? Além de conhecer qual é a garantia da portabilidade das aplicações e dados, bem como alinhar a TI com o plano de negócios da empresa.

No caso da nuvem híbrida, é importante que tanto a pública quanto a privada, que farão parte deste ambiente, estejam sincronizadas, ou seja, permita que as aplicações estejam sincronizadas sem que haja necessidade de reescrever códigos, converter banco de dados e permitir manter inalterada as características dos sistemas de informações do usuário.

E em conclusão, na hora de escolher uma computação em nuvem, veja se você não está contratando-a com tecnologia proprietária, aquelas que são geradas com um chamado lock-in do fornecedor, assim, é importante que esteja garantido contratualmente na possibilidade de poder migrar para outro provedor no momento que sua empresa decidir sem contratempos.

 

Fale Conosco

Nome

E-mailAssunto

Mensagem




0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×