Main menu

(11) 3717-5537

(11) 3090-5537

Como usar a internet com segurança em redes Wi-Fi públicas

02/08/2013
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

rede-publicaDifícil encontrar nos dia de hoje quem não possui um smartphone, tablet ou notebook com acesso a internet via Wi-Fi e são cada vez mais comuns estabelecimentos públicos como cafeterias, hotéis, aeroportos e outros espaços que oferecem acesso às suas redes gratuitamente, mas é preciso ficar atento às dicas de segurança em redes antes de se conectar a uma pública.

 

Controle através de um firewall

O firewall trabalha controlando o tráfego de dados de internet e determina qual conteúdo pode ser aceito e qual deve ser bloqueado. Os firewalls são disponibilizados em duas formas: em softwares ou hardwares. Os softwares são os mais comuns e são instalados pelo usuário em seu próprio dispositivo, já os hardwares são indicados para empresas que possuem um volume maior de tráfego de dados, regras próprias de segurança e gerenciamento diferenciado.

Fornecimento de informações pessoais

O ideal é não utilizar redes públicas para fornecimento de informações pessoais como conta bancária, número de cartão de crédito ou senhas, por exemplo. Caso seja necessário digitar alguma informação, verifique a presença da imagem do “cadeado fechado” em seu navegador (browser) e se o endereço do site começa com ‘https’.

Configurações do dispositivo

Procure manter seu dispositivo desativado para conexões automáticas via Wi-Fi, e antes de se conectar a uma rede pública, desative os compartilhamentos de arquivos como músicas e fotos, por exemplo, isso ajuda a se manter afastado dos hackers. Toda vez que você deixar de navegar, desabilite a sua conexão.

VPN

A Rede Privada Virtual – VPN (Virtual Private Network) é uma conexão de rede construída sobre a infraestrutura da internet e incorpora um sistema de criptografia na comunicação, onde caso os dados sejam capturados durante o tráfego, eles não poderão se decifrados. Os dispositivos responsáveis pelo gerenciamento da VPN devem ser capazes de garantir a privacidade, integridade e autenticidade dos dados. Normalmente a VPN é usada por empresas que precisam trafegar dados e não têm como evitar a interligação através de uma rede pública, e desta forma garantirá a privacidade com uso da criptografia dos dados.

 

Fale Conosco

Nome

E-mailAssunto

Mensagem




0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×