Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

 

Nos dias de hoje, praticamente todas as pessoas têm um roteador de dados em casa. Isso acontece porque com os avanços tecnológicos e a imersão da internet em nossas rotinas, as redes sem fio (Wi-Fi) tornaram-se um elemento essencial nas residências, sendo tão comuns e necessárias quanto as geladeiras e os sofás, por exemplo.

Mas você sabe como ajustar o seu roteador para mantê-lo em segurança? Conexões sem fio podem ser consideradas como um alvo fácil para ação de malfeitores, e neste sentido, as configurações de fábrica não são as mais eficazes.

Por isso, separamos algumas dicas fundamentais para que você configure o seu roteador corretamente e obtenha o melhor em proteção.

Saiba como manter o seu roteador seguro:

  • Mude o nome da sua rede: se o seu roteador acabou de chegar, você provavelmente irá perceber que ele possui um nome padrão. Acesse o menu de configuração do dispositivo e selecione a opção “Mudar SSID”, que deve localizar-se na parte de segurança. Ao alterar o nome da sua rede, será mais difícil que invasores possam detectá-la e caso já estejam conectados, essa ação solicitará uma nova conexão.
  • Novo nome de usuário e senha: uma das medidas de proteção mais importantes e básicas é alterar o seu nome de usuário e a sua senha, se você ainda não se precaveu dessa forma, não perca mais tempo.
  • Ative a criptografia: ao acessar o menu de segurança, selecione a opção de ativação do “WPA2-PSK” ou “WPA 2 Personal”, caso seja possível escolher o tipo de criptografia, selecione AES. Assim, as suas informações de navegação estarão protegidas.
  • Retire a permissão de convidados: quando você retira a permissão de visitantes, as pessoas que entram no raio de ação do seu roteador não poderão acessá-lo, o que garante mais segurança para você.
  • Mantenha os Firewalls em ação: na parte de segurança do seu roteador, você pode encontrar os firewalls buscando por NAT ou SPI. Mantenha-os ativos para fomentar a proteção da sua máquina.
  • Firmware sempre atualizado: com o sistema operacional do seu roteador atualizado, que é gravado diretamente no chip da memória interna do próprio equipamento, você consegue corrigir falhas de segurança e acessar recursos importantes, fique atento para essa medida.
  • WPS desligado: se o seu roteador possui o botão WPS (do inglês “Wi-Fi Protected Setup), mantenha-o desligado, assim você impede que pessoas indesejadas acessem o seu roteador facilmente, afinal, esse recurso permite a conexão com a sua rede sem fio com apenas um toque.

Garanta ainda mais segurança!

E se você é membro – ou proprietário – de uma empresa e acredita que precisa de ainda mais segurança com a sua rede Wi-Fi, entre em contato com a TND Brasil.

Somos especialistas em soluções integradas de infraestrutura de rede computacional para garantir a proteção e continuidade do seu negócio.

Leave a Reply