Main menu

(11) 3717-5537

(11) 3090-5537

Sistema do carro que liga para o SAMU em caso de acidente: Novidade da Ford

25/07/2014
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Novidades tecnológicas

No lançamento do seu novo Ka nesta semana, a Ford apresentou uma novidade para casos de acidentes no carro com uma aplicação de emergência, onde um sistema do próprio veículo disca para o serviço do SAMU (Serviço de Atendimento de Urgência) no número de telefone 192, e assim agiliza o atendimento de socorro para os possíveis envolvidos no acidente e que estejam sem condições de fazer o contato.

Similar ao sistema que já é utilizado na Europa e Estados Unidos, identifica de modo automático o local do acidente através das coordenadas do GPS a fim de um retorno mais rápido no atendimento do socorro. Para que este recurso funcione é preciso manter um celular pareado via Bluetooth ao sistema do veículo chamado de SYNC.

Na ocorrência de um acidente por colisão ou capotamento que acionar o airbag ou provocar o corte de combustível, a ligação é realizada automaticamente através do telefone conectado ao sistema, e o atendimento do SAMU recebe uma mensagem informando o acidente com a sua localização. Na sequência, a função de microfone (“viva-voz”) do sistema é aberta para comunicação com os envolvidos, e independente deles estarem desacordados ou imobilizados as informações sobre a ocorrência são encaminhadas para prestação do socorro.

A Ford planeja disponibilizar a partir de 2015 este recurso para toda sua linha de veículos.

Em parceria com o Ministério da Saúde, testes já foram realizados e validados com algumas unidades do SAMU e a apresentação do sistema será feita na semana que vem em Brasília, no IV Congresso Nacional do SAMU.

Fale Conosco

Nome

E-mailAssunto

Mensagem




0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×