Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

DLP: o que é, para que serve e sua importância em uma empresa!

Saiba o que é a solução DLP, para que ela serve e porque ela é tão importante dentro de uma empresa! Saiba mais neste conteúdo!

Já ouviu falar sobre a solução DLP? E de que maneira esta solução pode garantir a proteção de dados da sua empresa?

Cada dia estamos mais conectados ao mundo digital, e dentro de uma empresa este cenário não é diferente.

Contudo, apesar da tecnologia facilitar o desenvolvimento das atividades, ela também trás consigo diversas adversidades, mais conhecidas como riscos digitais, que podem ser definidos como consequências atreladas às tecnologias.

Riscos estes que podem trazer consequências a empresa, gerando prejuízos, problemas legais, impactando na sua imagem perante o mercado, dentre diversos outros problemas.

E é justamente neste contexto que a solução DLP atua – ajudando a empresa a prevenir a perda de dados e garantir a proteção de informações cruciais aos negócios

Continue a leitura e saiba mais!

 

O que é DLP e qual a sua função?

DLP é a abreviação da palavra Data Loss Prevention, que traduzido para o português significa “Prevenção contra a Perda de Dados”.

Sendo, uma solução utilizada para garantir que informações sigilosas e confidenciais presentes em uma rede corporativa fiquem seguras.

Seja qual for o ramo de atuação da empresa, diariamente no desenvolvimento de suas atividades lidam com dados, que são advindos das mais diversas naturezas, tanto da empresa, quanto de clientes.

Acontece que estes dados estão interligados a uma rede, o que acaba os expondo a uma série de riscos, como roubo e vazamentos de dados, extorsões, processos, prejuízos financeiros, dentre diversos outros, que colocam em risco a integridade da empresa, de seus funcionários, clientes, podendo inclusive gerar impactos irreversíveis a empresa, levando ao seu fechamento

Diante disso, cresce a importância de contar com soluções assertivas e específicas, e que de fato garantam a proteção contra perda de dados de forma eficiente, evitando danos maiores.

E é justamente neste contexto que entra a utilização da solução de DLP, que atua de forma específica na prevenção e proteção de redes corporativas, maximizando a proteção contra perda de dados.

 

Qual a importância de uma solução DLP?

Frequentemente, estamos expostos a ataques cibernéticos, que colocam em riscos dados e informações extremamente importantes e cruciais para que um negócio cresça e permaneça no mercado, bem como tenha credibilidade.

Acontece, que nem sempre os riscos aos quais as empresas estão expostas são de fonte externas, apesar de serem mais comuns, podendo ser também derivadas de fontes internas na empresa.

Para você ter uma noção do que estamos falando, segundo dados divulgados pela Safetica, 80% das empresas sofrem perda de dados por erros de funcionários ou atos maliciosos.

Sendo assim, as soluções de proteção de dados utilizadas em uma empresa devem ser pensadas não somente para prevenir ataques externos, mas também adversidades e falhas que podem ocorrer internamente.

Além disso, a proteção de dados é protegida por lei, o que eleva ainda mais a sua relevância e a importância de dispor de proteção adequada, a fim de evitar possíveis problemas legais. 

 

O que diz a LGPD?

Para você entender um pouco mais sobre a importância da proteção de dados, vamos explicar brevemente o que traz LGPD.

LGPD é a abreviação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que entrou em vigor em 2020, estabelecendo diretrizes que as empresas, sejam elas públicas, privadas ou organizações, devem seguir na coleta, uso, armazenamento e compartilhamento de dados.

Ela impõe regras que devem ser seguidas, sendo o não cumprimento passível de multas, sanções e até mesmo a interrupção das atividades da empresa.

Assim, para garantir que estas regras sejam cumpridas, a empresa deve assegurar que todos os dados coletados e armazenados por ela disponham de proteção adequada.

 

Como a DLP funciona na prática?

Existem diversas formas distintas de tratar dados confidenciais, mas para isso é importante também entender que estes dados podem ser encontrados de 3 formas diferentes:

  • Repouso – informações armazenadas em sistemas ou banco de dados;
  • Movimento – dados e informações que estão transitando pela rede;
  • Uso – normalmente localizados na memória RAM, cache ou registro de CPU.

Mas, como Data Loss Prevention, DLP atua na prática?

Há diversas maneira de garantir a proteção contra perda de dados, o DLP, mas de forma abrangente, algumas das tecnologias utilizadas incluem:

  • Impressão digital de dados;
  • Classificação de texto;
  • Correspondência de dados;
  • Comportamento dos usuários;
  • Relação de palavras chaves.

Basicamente, são criadas políticas, compostas com diversas regras, que definem as ações que serão tomadas frente às adversidades impostas, que podem incluir, quarentena, bloqueio, notificações aos responsáveis, por exemplo. 

Assim, sempre que algo incomum for detectado e que esteja dentro das diretrizes de riscos ditadas, a solução DLP pode realizar ações a fim de evitar possíveis danos e riscos à empresa. 

Ou seja, são ferramentas tecnológicas que ajudam a realizar a gestão de dados e controlar o acesso de usuários evitando o vazamento de dados, garantindo a proteção de propriedade intelectual, informações pessoais de clientes e da própria empresa.

Para saber mais sobre proteção de dados, continue acompanhando o nosso blog!