Muitas dúvidas podem surgir em relação a esse assunto, mas não se preocupe! Preparamos uma breve explicação sobre o Firewall e como ele pode deixar o seu computador seguro de ataques e invasões.
A Origem do termo “Firewall”
O termo vem do inglês, na tradução livre “Parede de Fogo”, que também é usado para nomear as portas antichamas que são muito vistas em escadarias de prédios. Este nome está diretamente ligado à função do firewall: segurança.
O Firewall funciona como uma barreira de segurança, que impede a passagem de dados mal intencionados que podem vir a prejudicar sua máquina, mas permitindo o fluxo de dados que precisa circular.
Os firewalls podem existir em forma de aplicativos (Software) ou de equipamentos externos (Hardware). Eles ficam localizados entre um computador e um link de comunicação, “observando” cautelosamente o fluxo de dados e fazendo uma filtragem daqueles que estão bem intencionados ou não. Neste processo qualquer dado identificado como malicioso é bloqueado.
O Firewall é eficiente tanto quanto para questões empresariais como para domésticas.
Firewall como Software
Quando você compra um novo computador, o firewall já faz parte do seu sistema operacional. Ele começa a exercer sua função de proteção logo no primeiro uso da máquina.
O funcionamento desta ferramenta é simples, o Firewall segue uma série de regras (que podem ser definidas pelo próprio usuário através dos comandos como por exemplo no Windows 7 em diante, Painel de Controle > Sistema e Segurança > Firewall do Windows). Os dados que estiverem de acordo com as regras pré-estabelecidas são aprovados, já aqueles que não estiverem são bloqueados.
No caso das empresas, é bastante comum que se use uma máquina específica como guardiã de todas as outras presentes na rede da corporação. Essa máquina realiza todo o processo de filtragem de dados e de navegação na internet.
Firewall em Hardware
Quando em forma de equipamento, o firewall é muito mais utilizado no ambiente empresarial, pois sua função está em compartilhar recursos com softwares, fazendo com que o processo de filtragem seja mais rápido e eficiente.
O número de pessoas que têm utilizado este recurso em casa, principalmente para proteger sua rede Wi-Fi de possíveis invasores, tem crescido em alta escala nos últimos tempos, pois com as ondas de ataques e invasões que ocorrem nas empresas podem também acontecer com os usuários domésticos.
Todas as dúvidas sanadas? Se quiser saber mais sobre o universo digital ou procurar por serviços e soluções em Tecnologia da Informação, entre em contato conosco através de nosso site www.tndbrasil.com.br e saiba mais!