Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

02Como vivemos numa era digital, é muito comum ouvirmos diariamente alguns termos relacionados ao assunto, mesmo que muitas vezes não saibamos exatamente do que se trata. É o caso do Firewall, você muito provavelmente já deve ter escutado esta palavra, visto que está muito em alta dado ao aumento do interesse das pessoas pela segurança digital, mas você sabe o que significa?

Muitas dúvidas podem surgir em relação a esse assunto, mas não se preocupe! Preparamos uma breve explicação sobre o Firewall e como ele pode deixar o seu computador seguro de ataques e invasões.

A Origem do termo “Firewall”

O termo vem do inglês, na tradução livre “Parede de Fogo”, que também é usado para nomear as portas antichamas que são muito vistas em escadarias de prédios.  Este nome está diretamente ligado à função do firewall: segurança.

O Firewall funciona como uma barreira de segurança, que impede a passagem de dados mal intencionados que podem vir a prejudicar sua máquina, mas permitindo o fluxo de dados que precisa circular.

Os firewalls podem existir em forma de aplicativos (Software) ou de equipamentos externos (Hardware). Eles ficam localizados entre um computador e um link de comunicação, “observando” cautelosamente o fluxo de dados e fazendo uma filtragem daqueles que estão bem intencionados ou não. Neste processo qualquer dado identificado como malicioso é bloqueado.

O Firewall é eficiente tanto quanto para questões empresariais como para domésticas.

Firewall como Software

Quando você compra um novo computador, o firewall já faz parte do seu sistema operacional. Ele começa a exercer sua função de proteção logo no primeiro uso da máquina.

O funcionamento desta ferramenta é simples, o Firewall segue uma série de regras (que podem ser definidas pelo próprio usuário através dos comandos como por exemplo no Windows 7 em diante, Painel de Controle > Sistema e Segurança > Firewall do Windows). Os dados que estiverem de acordo com as regras pré-estabelecidas são aprovados, já aqueles que não estiverem são bloqueados.

No caso das empresas, é bastante comum que se use uma máquina específica como guardiã de todas as outras presentes na rede da corporação. Essa máquina realiza todo o processo de filtragem de dados e de navegação na internet.

Firewall em Hardware

Quando em forma de equipamento, o firewall é muito mais utilizado no ambiente empresarial, pois sua função está em compartilhar recursos com softwares, fazendo com que o processo de filtragem seja mais rápido e eficiente.

O número de pessoas que têm utilizado este recurso em casa, principalmente para proteger sua rede Wi-Fi de possíveis invasores, tem crescido em alta escala nos últimos tempos, pois com as ondas de ataques e invasões que ocorrem nas empresas podem também acontecer com os usuários domésticos.

Todas as dúvidas sanadas? Se quiser saber mais sobre o universo digital ou procurar por serviços e soluções em Tecnologia da Informação, entre em contato conosco através de nosso site www.tndbrasil.com.br e saiba mais!

Leave a Reply