Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

Caminhamos ao mundo da Internet das Coisas

Computador-e-internet

A evolução da computação nos traz um novo conceito revolucionário, o chamado Internet das Coisas, que está em desenvolvimento para facilitar a vida das pessoas e consiste em criar uma interação entre objetos inteligentes e a internet.

Com a possibilidade de enviar e receber dados e informações, a Internet das Coisas estabelece como meio de comunicação a internet com automóveis, eletrônicos, eletrodomésticos, celulares e dispositivos móveis.

Um exemplo de como pode funcionar este processo é a execução de um sistema inteligente integrado com sua própria geladeira: identifica os itens existentes dentro dela, aponta o que falta completar, acessa o e-commerce do supermercado de sua preferência e conclui as compras, deixando você sem ter de se preocupar com o controle dos mantimentos da geladeira.

A Internet das Coisas baseia-se na tecnologia de identificação por rádio frequência, conhecida como RFID (Radio-Frequency IDentification), que é um método de identificação automática através de sinais de ondas de rádio, onde envia informações para leitores conectados à internet, podendo ser controlados por sensores e smartphones.

Já presentes em alguns automóveis, os sensores de marcha ré, velocidade, distância e acendimento automático de faróis serão complementados com uso da Internet das Coisas para que os carros sejam autônomos e possam dirigir sozinhos e independentes a partir da criação de rotas de viagem, previsões de deslocamento e pontos de parada.

Para os smartphones e dispositivos móveis hoje já é possível abrir e fechar remotamente os portões das residências, e possivelmente poderão integrar-se ao despertador e a uma cafeteira indicando o horário que a pessoa deve acordar e o melhor momento para iniciar o preparo o café, além de cuidar de ligar antes o registro de água do chuveiro para mantê-la na temperatura mais agradável para o banho.

Leave a Reply