Main menu

(11) 3717-5537

(11) 3090-5537

Office 365 dispõe recursos de Business Intelligence como serviço

30/07/2013
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

business-intelligenceDurante a Worldwide Partner Conference (Conferência Mundial de Parceiros, ou WPC) que ocorreu em Houston, Estados Unidos, a Microsoft apresentou o Power BI for Office 365 que é um conjunto de ferramentas de Business Intelligence (BI). Segundo Eron Kelley, gerente geral de marketing de produto da Microsoft SQL Server, o serviço oferece aos usuários o chamado “BI Self-service”, ou “a capacidade de que o usuário mais próximo do problema de negócios unifique dados e informação”.

A versão Office 365 já dispõe alguns recursos de BI, e no caso do Office 365 ProPlus oferece recursos Power View e Power Pivot através de versões online do Excel. O usuário terá acesso, através de uma página inicial fornecida pelo SharePoint, um catálogo de fonte de dados com um conjunto de ferramentas de análise, tendo o Excel como ponto de partida. O usuário poderá acessar a uma ou mais fontes de dados em uma planilha online do Excel e analisá-las através das novas ferramentas.

Ferramentas como Power Query (antiga Data Explorer) e Power Map, permitem puxar dados externos para uma planilha do Excel, a partir de um feed do Twitter (segmentando em colunas o nome dos usuários, texto das mensagens, data de publicação e localização) ou dados fornecidos pelo Bing Maps (por exemplo, quantas mensagens do Twitter se originaram em cada cidade em um país) respectivamente.

Estão nos planos da Microsoft o lançamento de um app móvel do Power BI para equipamentos com Sistema Operacional Microsoft Windows 8 e Apple iOS. Além disso, os relatórios publicados através do Power View poderão ser exportados no formato HTML5 como também utilizar o padrão adotado que é o Silverlight.

Kelly completa que o Power BI também incluirá um novo mecanismo de busca em linguagem natural, “torna as coisas mais fáceis para o usuário comum que não sabe como estruturar corretamente uma busca em SQL”, citando como exemplo de um usuário que poderá digitar algo como “Quanta renda o produto X gerou no ano passado” em um campo de buscas e o Power BI retornará um gráfico, baseado em dados existentes, mostrando a renda ao longo dos últimos anos.

Ainda não foi divulgada uma data definida de quando o serviço estará disponível e nem o preço, sabe-se apenas que será cobrado mensalmente por usuário.

Fale Conosco

Nome

E-mailAssunto

Mensagem




0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×