Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

Novo Android P: confira as novidades do sistema operacional mais usado no mundo

A conferência anual para desenvolvedores do Google, a Google I/O 2018 que aconteceu em maio deste ano, trouxe novidades sobre a breve nova versão do sistema operacional mais usado em todo o mundo: o novo Android P.

As novidades foram recebidas com entusiasmo, já que, nada mais, nada menos, do que 37,93% dos usuários de equipamentos eletrônicos do mundo usam o sistema.

Neste artigo, você confere as principais novidades do novo Android P, que já está disponível para download em sua versão beta. Continue lendo.

Inteligência artificial, o pilar do novo Android P 

De acordo com a Gartner, empresa de consultoria em TI, os investimentos em inteligência artificial nas empresas devem aumentar 4,5% em 2018. O Google faz parte deste crescimento: a companhia já afirmou que pretende usar a AI (do inglês Artificial Intelligence – Inteligência Artificial) e o machine learning (em português, aprendizado de máquina, que se aplica ao estudo de reconhecimento de padrões e da teoria do aprendizado computacional em inteligência artificial) cada vez mais em suas ferramentas.

O novo Android P não é exceção: parte de suas novidades só é possível devido à inteligência do sistema, como veremos mais adiante.

Quais são as principais funcionalidades do novo Android P? 

A usabilidade foi o aspecto mais valorizado pelo novo sistema do Google. Pode-se dizer que ele ficou mais inteligente e adaptável aos hábitos do usuário, de acordo com a tendência da empresa em aumentar os investimentos em inteligência artificial.

Confira algumas das novas funcionalidades deste sistema:

Previsão dos passos do usuário

Digamos que você tenha o hábito de voltar do trabalho através do uso de um aplicativo de mobilidade como Uber, 99 Táxi ou Cabify. Graças à inteligência artificial, o novo Android P pode detectar este hábito e facilitar o ato de pedir um carro no seu app de preferência.

Quando você procurar por ele dentro do sistema, o Android já exibirá uma estimativa do valor da corrida até a sua casa. Basta clicar nela para encontrar um motorista, sem acessar a aplicação.

O mesmo pode acontecer com funcionalidades de outros apps, como atualizar a história do Instagram ou enviar uma mensagem a um contato frequente do WhatsApp.

Combate às distrações e ao uso excessivo de apps

O uso excessivo de gadgets eletrônicos – principalmente smartphones – traz uma série de prejuízos ao usuário: pesquisadores afirmam que o vício é um problema de saúde real.

Por conta disso, desenvolvedores de sistemas passaram a criar maneiras de coibir os excessos.

O novo Android P conta com uma funcionalidade neste sentido. Ele permite que o usuário monitore seu tempo de uso por app, e, inclusive, configure um limite diário. Quando ele é extrapolado, o ícone da aplicação fica cinza.

Botão home mais versátil

 A navegação por gestos foi muito valorizada pelo novo Android P. O novo sistema permite que o usuário execute diferentes ações ao realizar gestos distintos no redesenhado botão home, como clicar e segurar, arrastar para cima rapidamente, dar dois toques, etc.

A ideia é que o usuário possa navegar mais facilmente pelo sistema, acessando apps e ferramentas com menos cliques, valorizando principalmente os proprietários de dispositivos com telas maiores.

Fique por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia da informação aqui em nosso blog!

Em busca de soluções de tecnologia para a sua empresa? A TND atua desde 2003 no mercado de tecnologia da informação, entregando soluções que alavancam melhor os resultados nos negócios das empresas.

Fale conosco e descubra como podemos te ajudar!

Ligue no telefone +55 11 3717-5537 ou faça contato conosco por e-mail: contato@tndbrasil.com.br

Leave a Reply