Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

Conheça o novo Google Play Protect e mantenha seu smartphone mais seguro

foto do Conheça o novo Google Play ProtectEntre os dias 17 e 19 de maio de 2017 aconteceu o Google I/O, a conferência anual do Google em Mountain View, na Califórnia. Nele foi anunciado o novo Google Play Protect, um novo aplicativo com sistema semelhante a um antivírus, totalmente gratuito e disponível apenas na plataforma Android 7.0 e versões superiores.

Não foi divulgado ainda se nas próximas atualizações do programa as versões antigas do Android poderão instalar o novo Google Play Protect, mas o sistema já está no topo da lista de aplicativos mais instalados da loja Play Store, sobretudo do Google deixar o aplicativo em destaque na seção “Meus apps e jogos”.

Como usar o novo Google Play Protect

Assim como os antivírus que já estamos habituados a usar, ele é instalado no smartphone e realiza um processo de escaneamento em seu dispositivo avaliando todos os aplicativos instalados, faz uma verificação quando é feito o download de um novo aplicativo sendo ele instalado pela Google Play Store ou não. Envia um alerta ao usuário para remoção do mesmo quando identifica um aplicativo perigoso ou suspeito, e se achar que é muito necessário, o próprio sistema interrompe a instalação e faz a remoção do aplicativo, depois envia um alerta ao usuário avisando que o removeu automaticamente.

Além disso, dispõe de uma extensão para o navegador Chrome e se o usuário acessar algum site suspeito envia um alerta.

Mais vantagens ao instalar o novo Google Play Protect

Baseando-se em aprendizado de máquina, conhecido como machine learning, o novo Google Play Protect foi feito para detectar comportamentos anormais nos dispositivos Android, ele conta com um localizador a distância chamada de Find My Device (encontre meu dispositivo), onde o usuário pode ativá-lo de onde estiver em caso de perda ou roubo do seu smartphone. O usuário pode controlar a distância comandos para fazer o aparelho tocar, bloquear e até apagar completamente todos os dados.

O novo Google Play Protect é realmente seguro?

Diariamente o Google examina mais de um bilhão de aparelhos e 50 milhões de aplicativos em busca de informações sobre o desempenho de cada um e usa as informações obtidas para comparar e analisar o comportamento dos aplicativos presentes nos dispositivos. E comentam que estão “sempre à procura de novos riscos, identificando aplicativos potencialmente prejudiciais e mantendo-os fora do seu dispositivo ou removendo-os”.

De toda forma é possível verificar o status de segurança do novo Google Play Protect no menu do aplicativo onde você pode acessar todas as informações sobre o estado do seu dispositivo. Por padrão, o novo Google Play Protect mantém o status ativo sempre, mas você pode ativá-lo e desativá-lo normalmente em seu dispositivo quando desejar, mas é recomendado pelao Google sempre mantê-lo ativo para que seu aparelho esteja sempre seguro.

Lembrando de combate de vírus, ataques e outras ameaças de Tecnologia da Informação, além de oferecer serviço de cópia de segurança (backup) e recuperação (restore), a TND Brasil pode lhe auxiliar no ambiente computacional de sua empresa, esteja ela em um ambiente virtual, físico ou em ambos,. Peça sua proposta comercial.

Leave a Reply