Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

Padrão Wi-Fi 802.11ac melhora a velocidade das redes sem fio

roteador

Muito se fala da lentidão da internet nos dias de hoje, principalmente quando a conexão é sem fio. Mesmo quem possui uma boa velocidade de navegação quer que ela seja mais veloz, e pensando nisso que os desenvolvedores de roteadores para internet criaram um aparelho, cuja capacidade aumenta essa rapidez.

Com o crescente aumento de público que utiliza internet, as operadoras têm oferecido pacotes diversificados com velocidades de banda cada vez maiores e algumas ultrapassando os 20 MB de conexão. Seguindo esta tendência, os fabricantes de roteadores desenvolveram um novo Wi-Fi, lembrando que já foram lançados padrões como o “802.11g” ou simplesmente “g”, que oferecia a velocidade máxima de 54 Mbps, o “n” que alcançava a velocidade de 300 Mbps, e agora o “ac” que assegura triplicar essa velocidade.

“O que o 802.11ac vai trazer é um salto de velocidade. O Wi-Fi logo estará na ordem de Gbps”, diz Malko Saez, especialista de produtos sem fio da Cisco.

A principal vantagem do novo Wi-Fi é a velocidade, e segundo Saez, “com maior velocidade você consegue colocar mais usuários na mesma área de cobertura. Com isso melhora a experiência de usuário quando navegar”, conforme explica.

Além disso, ele informa que a principal mudança que o usuário vai sentir com a nova conexão ao experimentar o “ac” é com relação aos serviços de vídeo na web, uma vez que as informações audiovisuais requerem muita velocidade na conexão. Esta nova padronização garantirá conexões de alta velocidade para transferir esse tipo de arquivo.

Ainda que seja uma evolução do padrão “n”, o novo Wi-Fi não sofreu alterações nas questões de segurança. Segundo Saez, “a segurança ainda segue os mesmos padrões de qualidade”.

Alguns roteadores padrão “n” operavam em duas frequências diferentes, já o “ac” funciona apenas na faixa dos 5 Gigahertz,  que é mais alta e isso significa menos interferência, sendo assim uma conexão mais estável. Do mesmo modo que uma frequência é alta, seu alcance consecutivamente é um pouco menor, mas a tecnologia do padrão “ac” faz o direcionamento do sinal forte para os locais onde há computadores conectados.

O padrão “ac” também possui outra vantagem, que possibilita a conversa simultânea com os aparelhos conectados ao mesmo roteador sem que seja feita nenhuma interrupção. No padrão “n” a conversa só era permitida com um dispositivo por vez.

Com toda essa tecnologia, o novo Wi-Fi será totalmente compatível com a versão anterior, ou seja, todos os smartphones, tablets, notebooks e dispositivos que se comunicam com o padrão “n” também funcionarão com o novo Wi-Fi “ac”.

De fato, essa é uma grande evolução da tecnologia que poderá ser percebida com uso de equipamentos que disponham de conexão a roteadores no padrão “ac”, como pretende a Apple no lançamento dos seus próximos modelos de computadores e dispositivos móveis. ­­­­­­­­­

 

 

Leave a Reply