Main menu

(11) 3717-5537

(11) 3090-5537

Por que celebramos hoje o “Dia da Informática”

15/08/2014
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

dia-da-informatica

A celebração do “Dia da Informática” é marcada pelo dia 15 de agosto de 1946 com o lançamento e início da operação do primeiro computador eletrônico do mundo na era digital, o ENIAC (do inglês, Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer – Computador e Integrador Numérico Eletrônico).

Criado por dois pesquisadores norte-americanos, John W. Mauchly e John Presper Eckert, o ENIAC foi desenvolvido inicialmente para fins militares a pedido do exército americano voltado ao laboratório de pesquisa balística na Segunda Guerra Mundial.

Era difícil imaginar naquela época um equipamento com tal avanço tecnológico, que funcionava a uma velocidade mil vezes maior que as outras máquinas existentes, tanto que no ENIAC foi apelidado de “cérebro gigante”. Era capaz de fazer cinco mil cálculos por segundo, sendo superado pelas calculadoras portáteis ainda na década de 70 e atualmente pelo chinês Tianhe-2, que chega a fazer quatrilhões de operações por segundo.

Para se ter uma ideia da dimensão do equipamento, ele pesava cerca de 30 toneladas e ocupava o espaço de um grande galpão. Seu consumo de energia elétrica atingia 200 KW.

O ENIAC não foi o computador mais antigo da história, o Z1 que era um modelo eletromecânico foi desenvolvido em 1936 pelo alemão Konrad Zuse. Com grandes proporções e peso de 500 kg, era capaz de realizar cálculos matemáticos como adição, subtração, multiplicação, divisão e raiz quadrada, e a solução era apresentada em uma fita perfurada. Algum tempo depois o Z1 foi substituído pelo Z3 que foi a primeira máquina automática e programável apresentada.

Muitas foram as transformações que ocorreram com os computadores desde a criação das enormes máquinas até o atuais modelos ultrabooks. Embora Mauchly e Eckert tenham sido considerados os pais do computador por muito tempo, ainda há controvérsias, e hoje a invenção deles é considerada de domínio público.

Fale Conosco

Nome

E-mailAssunto

Mensagem




0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×