Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

Preço dos computadores segue em queda

queda-de-preco

Segundo um estudo realizado pela Intel Brasil, o preço médio de computadores caiu em média 61% na última década, embora a capacidade dos computadores tenha crescido cada vez mais o que o tornou um dos primeiros itens na lista de prioridade das famílias brasileiras.

Além do setor de informática, TV e som também fazem parte da lista de produtos em queda nos últimos 10 anos com cerca de 52%. Dentre os fatores que contribuíram para a queda do preço dos computadores foi citado a isenção de impostos sobre produtos de informática, queda do dólar, aumento da fabricação local dos componentes, economia local aquecida, além do próprio aumento da escala do mercado brasileiro que está em uma das primeiras posições mundiais em consumo de PCs.

Esta queda torna acessível à população os computadores com tecnologia avançada. Veja a comparação: em 2003 um computador com processador Intel Celeron de 1.3 GHz, 128 MB de memória RAM e sistema operacional Microsoft Windows XP custava em média R$ 2.100, e hoje com sistema operacional Microsoft Windows 8 e tela sensível ao toque é encontrado com preços a partir de R$ 1.300.

Segundo Fernando Martins, presidente da Intel Brasil, “Dez anos atrás, ter um computador em casa era o sonho de muitas famílias da classe C. Hoje, este sonho nunca esteve tão próximo da realidade”. Fernando Martins afirma também que “A queda de preço do computador, aliado à maior diversificação dos produtos no mercado brasileiro e um esforço conjunto de todo o ecossistema, tornaram o projeto de inclusão digital do Brasil um estrondoso sucesso – nunca o computador foi tão acessível para as camadas mais baixas da população”.

 

Leave a Reply