Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

Quais os benefícios ao optar pelo armazenamento em nuvem?

armazenamento em nuvem

Quando se fala em servidor de armazenamento de dados, a primeira imagem que vem à mente de muitos são aquelas máquinas distribuídas em racks cheias de cabos espalhados, onde, muitas vezes, não é possível saber aonde começa um fio e termina o outro, estamos certos? Isso ainda é uma realidade em diversas empresas, pois para muitos essa é a forma mais segura de armazenar todos os dados e arquivos delas. Até mesmo quando queremos salvar algum arquivo particular, logo fazemos no servidor da rede local ou no nosso próprio computador ao invés de optar pelo armazenamento em nuvem. Mas, podemos dizer que isso está acabando, pelo fato de seguir com mais segurança e simplicidade através do armazenamento em nuvem que já é um grande recurso tecnológico para todos nós.

 

O que é armazenamento em nuvem?

Armazenamento em nuvem (em inglês Cloud Computing) nada mais é do que salvar, arquivar ou compartilhar seus arquivos pela internet. Prático e simples, tudo o que você faz em seu computador é possível fazer através da web. Arquivar documentos, fotos, acessar, editar, criar um novo e ainda compartilhar arquivos com outros usuários sem a necessidade de ocupar espaço no seu servidor ou no próprio dispositivo local utilizado, também não é preciso carregar documentos para onde for e até mesmo comparar a versão dos arquivos editados por outras pessoas olhando um por um.

Na nuvem, você compartilha em tempo real seus arquivos com outras pessoas e se elas editarem, você será notificado. Tudo fica salvo para acesso de todos que você compartilha de qualquer lugar e de qualquer equipamento, sendo ele, computador, tablet ou smartphone.

Quando você salva um arquivo em uma pasta do seu computador, você está usando uma parte da capacidade dele, ou seja, o espaço de armazenamento fica cheio quando você salva muitos arquivos e o desempenho torna-se mais lento, entretanto ao salvar um arquivo na nuvem, o espaço disponível, além de ser ‘ilimitado’ (flexivel de acordo com sua demanda), não altera sua velocidade de navegação.

Muitos não sabem o que é e como funciona o armazenamento em nuvem, mas é mais comum no dia a dia do que se imagina. É como salvar suas fotos nas redes sociais e/ou enviar por e-mail, por exemplo. Mostramos neste artigo, todas as vantagens de optar por armazenar todos os seus dados em nuvem.

 

A segurança do armazenamento em nuvem

A primeira coisa que vem a mente quando falamos em armamento de dados é a segurança. Sempre acreditamos que o servidor da empresa ou o próprio disco rígido, o famoso HD (do inglês hard disk) do computador, é o local ideal para manter os arquivos seguros, mas isso não é verdade. Além de se preocupar com a capacidade de ocupação de espaço na empresa, servidores de armazenamento são físicos e tudo o que é físico um dia pode dar algum problema. Qualquer um pode acessar e simplesmente apagar tudo que está salvo nele ou um simples apagão e pronto, todo mundo fica desesperado com os arquivos salvos e muitas vezes até perdem tudo.

Já o armazenamento em nuvem é muito mais seguro. Não é preciso temer porque seus dados vão ficar guardados na internet, neste quesito o armazenamento em nuvem ganha disparado dos servidores físicos. Um exemplo disso, é que para acessar é necessário ter um login e senha. Da mesma forma que um dia chegamos a pensar que jamais compraríamos algo pela internet e muito menos divulgaríamos nossos dados bancários e cartões de crédito na web, hoje compramos e administramos nossas transações bancárias através de aplicativos nos smartphones.

 

Mais vantagens ao optar pelo armazenamento em nuvem!

Além da segurança, que é um dos quesitos mais importantes para arquivos de dados, o armazenamento em nuvem é ideal para redução de custos, pois não demandará uma infraestrutura em sua empresa com espaço físico devidamente preparado para suportar um servidor enorme com o resfriamento necessário, não precisa de fios e cabos, muito menos de manutenção periódica. O armazenamento em nuvem permite que as empresas não necessitem planejar com muita antecedência seus investimentos em TI e possam apenas contratar o que precisam e quando precisam, ou seja, sua equipe de TI focará em tarefas mais importantes em sua empresa, além disso, você pode optar por diversos drives gratuitos disponíveis na internet como o Google Drive, DropBox, iCloud entre muitos outros. Não precisa instalar nada, tudo está na internet.

Agora que você conheceu todas as vantagens de optar pelo armazenamento em nuvem de todos seus dados, a TND Brasil tem a solução completa para atender seu negócio com gerenciamento avançado de capacidade para transformar seu ambiente computacional flexível, com desempenho, eficiência e confiabilidade. Conte com a gente!

Leave a Reply