Main menu

(11) 3717-5537

(11) 3090-5537

Tecnologia “Li-Fi” conecta a internet através das lâmpadas

29/10/2013
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

li-fi
Uma nova tecnologia para conexão com a internet vem apresentando um progresso bem significativo. Chamada de tecnologia “Li-Fi”, do termo “light fidelity”, foi criada por um grupo de pesquisadores chineses que transformaram lâmpadas comuns em emissoras de sinais “Wi-Fi”, e já há quem pergunte se este será o fim dos roteadores domésticos.

De acordo com os pesquisadores, a eficiência da frequência da luz resultou ser maior que a das ondas de rádio, possibilitando a conexão de até quatro computadores ao mesmo tempo. Na “Li-Fi” a lâmpada recebe um microchip capaz de emitir sinais com taxa de 150 Mbps e assim permite uma transmissão oito vezes mais rápida que a média de pico de conexão no Brasil, que atualmente apresenta uma taxa média de 18,7 Mbps.

Por outro lado, a tecnologia também traz limitações: qualquer objeto que bloqueie a luz irá interromper o sinal da Internet, e não será capaz de penetrar as paredes, como acontece com os sinais das ondas de rádio.

A expectativa é que esta nova tecnologia se propague rapidamente pelo mercado chinês devido ao seu baixo custo, além de fácil expansão num mercado interno onde diariamente cerca de 600 milhões de pessoas utilizam a internet.

A apresentação da “Li-Fi” para o público está agendada em novembro próximo na China International Industry Fair, em Xangai, e contribuirá para possíveis ajustes técnicos e melhorias.

Fale Conosco

Nome

E-mailAssunto

Mensagem




0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×