Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

Se você acha que utilizar aplicativos, realizar compras online e ler as notícias através das telinhas é coisa da juventude, saiba que está muito enganado! A tecnologia na terceira idade surge para demonstrar que o ser humano é completamente adaptável e que a inovação pode sim auxiliar na qualidade de vida dos idosos.

Os dispositivos digitais são acessíveis para as diferentes faixas etárias, contando inclusive com opções específicas para pessoas de idade mais avançada. O fim dos estereótipos está chegando, afinal, os vovôs e vovós já provaram o seu domínio quando o assunto é o universo virtual.

Quais os benefícios da tecnologia na terceira idade?

Existem diversos fatores que apontam o uso da tecnologia na terceira idade como uma vantagem. Listamos alguns dos principais, veja:

  • Independência: utilizando a tecnologia, idosos podem realizar diversas ações sem a necessidade de terceiros, como pagamentos bancários, compras pela internet, inscrição em cursos, acompanhamento de resultados médicos, entre outros.
  • Socialização: através do mundo digital, é possível que idosos criem a sua própria rede de amigos – estando em conexão com conhecidos de longa data – e mantenham-se atualizados sobre todas as novidades, o que gera um maior senso de pertencimento e integração, evitando o desenvolvimento da depressão, por exemplo.
  • Incentivo cognitivo: o uso da tecnologia pode funcionar como um estímulo cerebral, ajudando na manutenção da memória e na melhora da qualidade de vida através do aprendizado de novas atividades.

O uso é sempre saudável?

Tudo depende da quantidade de tempo gasto em contato com os dispositivos e de quais são os endereços de acesso. É importante lembrar que a internet é um terreno gigantesco, no qual existem conteúdos positivos e negativos – assim como no mundo real.

Por isso, é essencial que o idoso seja incentivado a utilizar a internet sempre com consciência e cuidado, dentro dos limites necessários, para que o contato não se torne prejudicial, originando novos problemas.

Se você é uma pessoa idosa em busca do uso da tecnologia na terceira idade, saiba que nós apoiamos a sua evolução! E caso você esteja pensando em incentivar o contato de um idoso com os dispositivos digitais, lembre-se de ser paciente e de observar a forma como esse hábito se desenvolve.

A TND Brasil é a favor da tecnologia em todas as idades!

 

Leave a Reply