Main menu

(11) 3717-5537

(11) 3090-5537

Você sabe o que é Outernet?

10/10/2018
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

 

As buscas por novas descobertas que estendam os horizontes da tecnologia são incessantes entre os profissionais que atuam em tal segmento do mercado. Foi dessa forma que surgiu o conceito de Outernet – desenvolvido por uma empresa internacional de mesmo nome.

Apesar da expansão, o número de pessoas em todo o mundo que ainda não possui acesso à internet é expressivo. Em uma pesquisa realizada pela Internet.org, organização criada pelo Facebook com objetivo de trazer o acesso à internet aos que ainda não tem, no ano de 2017, foi levantada a informação de que cerca de 70,5 milhões de brasileiros não podem acessar a rede, seja por banda larga, móvel ou fixa.

Dados como esse justificam a existência de estudos voltados para a Outernet, que surge como o tema do nosso conteúdo para que você possa refletir – junto conosco – sobre uma proposta singular, que teria como objetivo solucionar os problemas de alcance.

O que é Outernet?

Resumidamente, podemos dizer que a Outernet é um sistema gratuito para disseminação de conteúdos digitais, que promoveria o acesso básico à internet através de satélites. A missão da Outernet seria democratizar a utilização da web, para que todas as pessoas, independente de suas localizações, pudessem desfrutar do conhecimento oferecido pela rede.

Como funciona a Outernet?

O sistema da Outernet funciona de forma extremamente inteligente e eficaz. Para que você entenda melhor cada detalhe do processo, trouxemos os principais passos que permitem a operação. Veja:

  • Seleção de conteúdos: inicialmente, a equipe de operações da Outernet – empresa responsável pela criação do projeto – seleciona conteúdos relevantes para a humanidade, como um todo. Isso inclui páginas da web e peças específicas, como imagens e vídeos.
  • Arquivo central: os dados selecionados pela equipe são nomeados de “Arquivo Central” (em inglês, Core Archive), para que possam ser tratados em uma database da própria empresa, tornando-se menos quebrados.
  • Envio de dados: a partir disso, os dados são enviados para satélites geoestacionários e retransmitidos para a Terra.
  • Captação: quando os dados são captados por um dispositivo receptor, essa transmissão é transformada em uma rede Wi-Fi.
  • Conexão: o passo final – e mais interessante – acontece quando você se conecta a essa rede utilizando qualquer dispositivo (notebook, smartphone, tablet), podendo conferir todas as informações acumuladas anteriormente.

Substituta da internet tradicional?

Quem pensa que a Outernet surgiu com a pretensão de substituir a internet como conhecemos, está muito enganado. Além de não realizar todas as funções que a internet é capaz de desempenhar (como o uso das redes sociais, por exemplo), a Outernet nasceu com o propósito de ser uma biblioteca universal gratuita, disponível integralmente para seus usuários.

E então, faça a sua análise e conclua: a Outernet seria útil para você?

 

 

 

 

Fale Conosco

Nome

E-mailAssunto

Mensagem




0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×