Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

Wi-Fi 6E: Conheça o novo Wi-Fi turbinado

O Wi-Fi 6E permitirá acesso a novas frequências para redes mais estáveis e potencialmente mais rápidas — Foto: Reprodução/Softonic

Foto: Reprodução/Softonic

Wi-Fi 6E: Conheça o novo Wi-Fi turbinado e entenda como ele funciona
Nova frequência de 6 GHz deve descongestionar espectro e melhorar as redes dos usuários

 

O que é o Wi-Fi 6E?

O novo Wi-fi é um grande salto no mundo tecnológico que não víamos desde a década de 90. A partir do ano que vem 2021, os novos roteadores devem ir além das frequências de 2,4 GHz e 5 GHz, estabelecidas no século passado. Isso porque a Wi-fi Alliance, organização que supervisiona essa tecnologia, avançou para que em breve seja possível utilizar a frequência 6GHz.

 

O uso dessa frequência 6GHz, no entanto, estava reservada para o uso licenciado. Em abril, a comissão federal de comunicações dos Estados Unicos (FCC sigla em inglês) aprovou o uso não licenciado do espectro, liberando sua utilização por qualquer dispositivo, desde que seja com responsabilidade.  Além dos dispositivos que utilizam o novo padrão, as operadoras também poderão aproveitar a frequência 6GHz para ampliar suas redes 5G.

 

Fonte: Wi-Fi Alliance/Android Authority/Reprodução

Fonte: Wi-Fi Alliance/Android Authority/ReproduçãoFonte:  Wi-Fi Alliance/Android Authority 

 

Resumidamente: O Wi-Fi 6E é o mesmo Wi-Fi 6, mas com a possibilidade de operar no espectro de 6 GHz. Embora o novo padrão faça uso das mesmas tecnologias do que o anterior. O que podemos observar é que há melhoras significativas no novo Wi-Fi.

O Wi-Fi 6E, que pode acessar frequência de 6 GHz, ainda encaixa dentro das especificações técnicas do Wi-Fi 6, com limite de velocidade na casa dos 9,6 Gb/s (gigabits por segundo) para 5 GHz – e, agora, também para 6 GHz.

Usando o espectro de 6 GHz, o Wi-Fi 6E oferece 1,2 mil MHz de largura de banda extra. Esta pode ser dividida em 14 canais de 80 MHz ou 7 canais de 160 MHz.

Assim como o Wi-Fi que usa o padrão de 5 GHz, aquele que utiliza 6 GHz tem menos alcance e sofre mais interferência com obstáculos do que o de 2,4 GHz.

Para usar o Wi-Fi 6E, é necessário que toda a infraestrutura de rede já esteja preparada para o seu novo padrão, tanto o equipamento que gera o sinal (roteador) quanto os equipamentos receptores (notebooks e smartphones).

Os primeiros roteados com essa nova tecnologia já devem ser lançados no inicio de 2021.

 

Temos a solução Wireless para o seu negócio!

A TND Brasil  é revenda autorizada Wireless Aruba. Não perca mais tempo, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo.

 

Fontes:

TecTudo

TecMundo

Olhar Digital

Leave a Reply