O ser humano sempre contou com uma natureza bastante curiosa e criativa, isso permitiu o desenvolvimento da tecnologia e a criação de soluções inovadoras, como a inteligência artificial, por exemplo.
Muitos detalhes do nosso cotidiano um dia foram apenas sonhos e suposições. É possível ver isso em filmes, livros, seriados futuristas que deliciosamente supunham como seria o dia de amanhã. Mesmo que alguns desses fatores ainda soem um pouco absurdos, outros caminham para se tornar realidade e existem também aqueles que já estão entre nós, muitos deles baseados nesse tipo de inteligência.
O que é inteligência artificial?
O conceito de inteligência artificial, ou IA, como também é conhecido, define-se pela capacidade de incutir em máquinas uma espécie de raciocínio artificial muito parecido com o do ser humano.
Um bom exemplo disso é a Siri, a carismática assistente pessoal da Apple que se comunica com o usuário realizando pesquisas, respondendo perguntas, executando tarefas e exercendo outras pequenas funções através de um processamento de linguagem natural.
Já em casos mais avençados, a inteligência artificial não se limita apenas à capacidade de processar e realizar tarefas, possuindo argumentos próprios, que segundo os cientistas, podem ser de grande auxílio para o ser humano.
E sabe por quê? Essas máquinas podem “pensar” de forma muito rápida e precisa, tomando decisões assertivas em um curto período de tempo.
Conhece a robô Sophia?
Quando falamos em IA, um dos principais exemplos é a famosa robô Sophia.
Ela foi desenvolvida por uma empresa de Hong Kong chamada Hanson Robotics, e passou a tornar-se ativa no ano de 2016.
Sophia impressiona por seu rosto altamente realista, que foi inspirado na atriz Audrey Hepburn, pela capacidade de reproduzir 62 expressões faciais, além de sua habilidade em reconhecimento facial que permite a ela diferenciar as pessoas umas das outras, isso sem falar em seu grande potencial para comunicação. É isso mesmo! A Sophia já participou até mesmo de entrevistas.
Outro fato bastante curioso sobre essa incrível inteligência: ela foi o primeiro robô do mundo a receber a cidadania de um país. Ou seja, Sophia é uma legítima cidadã da Arábia Saudita.
Como esta tecnologia é desenvolvida?
Os estudos relacionados à inteligência artificial não são recentes.
O conceito que antes era denominado “agentes inteligentes” foi citado pela primeira vez no ano de 1956, pelo professor John McCarthy, durante uma conferência.
McCarthy já naquela época acreditava que seria possível desenvolver máquinas inteligentes.
A partir daí, muitos cientistas e pesquisadores trabalharam incansavelmente para conseguir o que hoje já é possível.
Foi necessário muito estudo sobre sistemas, bancos de dados e até mesmo comportamento humano. A partir de tudo isso, foi possível a criação de protótipos e outros estudos que muito auxiliam nos resultados atuais.
Parece um futuro distante, mas é o agora!
Quer conhecer outros campos da tecnologia que podem ser de grande ajuda para a sua empresa? Saiba mais sobre a TND Brasil!
Aqui temos as melhores soluções em TI, que solucionam de forma eficiente as questões da sua empresa. Para nos conhecer melhor, acesse nosso site.