As redes Wi-Fi já estão muito presentes em nosso dia a dia. Seja em nossos lares, locais de estudo e trabalho, além de locais de lazer como: bares, restaurantes, entre outros. Estas redes ajudam na economia dos pacotes de dados e proporcionam uma navegação prática e rápida, sem que haja excesso de fios e cabos no ambiente.
Mas você sabe no que consiste uma rede Wi-Fi? E como acontece o seu funcionamento? Para dar um fim em sua dúvida, preparamos uma breve e simples explicação sobre como é possível navegar na internet através do uso de dispositivos sem fio.
O que são redes Wi-Fi?
O termo Wi-Fi é uma sigla das palavras em inglês Wireless Fidelity, que ao traduzirmos para português, obtemos “Fidelidade da rede sem fio”, isso é, as redes Wi-Fi trabalham a partir de conexões sem fio, tendo surgido como uma estratégia militar que possibilitava a comunicação entre diferentes bases distantes.
Com o passar dos anos, este conceito foi evoluindo e se expandindo, fazendo com que as redes Wi-Fi se tornassem muito comuns e encontradas em vários lugares nos quatro cantos do planeta.
E como elas funcionam?
Para entender o funcionamento das redes Wi-Fi é preciso saber que elas operam em um padrão de rádio cuja frequência (802.11) é estipulada pela IEEE, sigla para “Institute of Eletrical and Eletronic Engineers”, que consiste em um instituto equivalente a ABNT nos Estados Unidos.
Além da rádio frequência, para que as redes Wi-Fi possam funcionar, é necessário um aparelho que realize a adaptação das redes passando do modo tradicional para as conexões sem fio, este aparelho é o que chamamos de roteador.
O roteador atua em sua função transformando os sinais de rede cabeada ADSL em ondas de rádio frequência, fazendo com que seja possível a existência de conexões sem fio.
O funcionamento de uma rede sem fio é muito parecido com o de celulares, televisões e rádio, sendo muito próximo do conceito “emissor-receptor” que pode ocorrer da seguinte maneira:
– Um adaptador sem fio presente em dispositivos como computadores e smartphones traduz os dados recebidos em sinais de rádio frequência e transmite estes mesmos dados para uma antena.
– Os sinais são recebidos pelo roteador, são decodificados por ele enviando as informações recebidas para a internet através de uma rede física com fios.
O processo também pode acontecer na ordem invertida, onde o roteador recebe o sinal, o decodifica e envia para os adaptadores presentes nos dispositivos.
Gostou de saber um pouco mais sobre o funcionamento de uma rede Wi-Fi? Quer conhecer ainda mais sobre este vasto universo? Fique de olho em nosso blog! Aqui você encontra as mais variadas informações sobre o universo da tecnologia! Fique ligado.