A tecnologia tem nos trazido cada vez mais novidades que prometem revolucionar o nosso dia a dia e até como lidamos com questões ligadas a saúde e educação. O que até poucas décadas atrás era considerado utópico, hoje já é comum aparecer em reportagens e eventos referentes à ciência. Estamos falando de robôs que auxiliam em tarefas humanas.
Pesquisas no ramo da robótica têm sido realizadas com mais frequência, visando gerar soluções que sejam de grande ajuda para o ser humano e em meio a isso, muitas descobertas e projetos são lançados para o mundo. Hoje nós vamos conhecer três exemplos de robôs que auxiliam as pessoas em diversos modos diferentes.
Robôs que auxiliam – o que já é realidade?
Tarefas domésticas: Por muitos anos, a Toyota trabalhou em um projeto chamado Human Support Robot (HSR) que visa ser auxiliar em tarefas domésticas, principalmente pessoas que possuam alguma dificuldade de mobilidade, deficiências físicas ou idosos que vivem sozinhos.
O HSR mostrou suas incríveis habilidades ao visitar um veterano de guerra do Afeganistão, onde sofreu com inúmeras lesões que o deixaram tetraplégico. O robô auxiliou o antigo soldado através de tarefas básicas, como: abrir portas, buscar água e mantimentos, entre outras. Isso pode trazer mais praticidade, conforto e qualidade de vida para pessoas que enfrentam essa dificuldade.
Terapias alternativas para jovens com autismo: O poder dos robôs que auxiliam pode ir muito mais longe do que imaginamos. Um excelente exemplo disso se dá pelo projeto francês ROBOTS!, que ajuda no tratamento de crianças e adolescentes autistas a entender melhor o mundo em que vivem e também a socializar e expressar emoções.
Durante 20 sessões ocorridas em um intervalo de um ano, os jovens são apresentados ao robô NAO, que permite que os pacientes façam programações, gravações de voz, contar histórias para criar uma espécie de apresentação de fim de ano. Durante esse processo, os pacientes desenvolvem habilidades de socialização que trazem muitos benefícios para o crescimento destes.
Ajuda aos enfermeiros: A empresa Diligent Robotics desenvolveu um robô, conhecido como Moxy, que tem como função ajudar os enfermeiros a realizar tarefas operacionais onde não há contato com humanos.
O Moxy realiza 30% das tarefas designadas aos profissionais de enfermagem, o que faz com que sobre mais tempo para realizar um atendimento mais caloroso com os pacientes.
O projeto é um verdadeiro sucesso. Muitos funcionários no primeiro momento se assustaram, mas em questão de semanas, todos passaram a adorar o simpático Moxy e os pacientes também aprovaram a ideia.
Os robôs que auxiliam prometem ser grandes aliados no futuro. Para saber mais sobre as novidades sobre tecnologia, fique de olho nos próximos artigos do nosso blog.