O dispositivo mobile se tornou indispensável em nossas vidas, e isso claramente trouxe inúmeras mudanças na forma em que consumimos a internet em nosso dia a dia. Por consequência, novas ferramentas de marketing surgem para se adaptar às novas realidades, como por exemplo, o Voice Search Optimization, também conhecido com VSO.
Essa ferramenta surgiu por conta do expressivo crescimento de pesquisas realizadas por voz em dispositivos móveis, ou seja, realizar uma pesquisa através de comandos de voz e não digitando as palavras, método que foi predominante por muitos anos.
A pesquisa por voz cresceu tanto, que a estimativa para o ano que vem é de que metade das pesquisas realizadas em celulares e tablets no mundo já sejam realizadas através da voz, o que levou o Google a inserir um microfone em seu campo de busca, onde o usuário pode gravar o que deseja saber como um comando.
Outro fator que influenciou muito nesse crescimento e consequentemente no surgimento do conceito do VSO foi o constante uso dos famosos assistentes pessoais, que literalmente conversam com os usuários. Tudo isso atraiu a atenção de profissionais de marketing e tecnologia, fazendo com que surgisse uma ferramenta de estratégia ligada à busca por voz.
O que é o VSO – Voice Search Optimization?
O VSO pode ser visto como um conceito muito parecido com o do já muito conhecido SEO, onde ocorre um estudo de palavras-chave mais utilizadas em buscas, auxiliando na criação de um conteúdo relevante que ganhe destaque e apareça nas primeiras páginas do Google.
A diferença é que com o VSO, todo o estudo é realizado a partir das características de uma pesquisa por voz, já que a forma de se expressar digitando e falando pode ser muito diferente.
Os estudos identificam os hábitos de pesquisa dos usuários, os comportamentos de consumo e interesses relacionados àquilo que lhes é de interesse para que possa se construir um conteúdo interessante para o público e que atenda aos padrões de relevância do Google.
Também são utilizadas outras ferramentas de pesquisa e métrica para se obter um entendimento melhor das estatísticas de buscas, resultados positivos e negativos, além de identificar tendências e situações a serem evitadas.
Por que o VSO é tão importante para o futuro de sua empresa?
Primeiramente, é sempre fundamental estar em dia com as tendências de marketing e tecnologia para não ficar atrás de seus concorrentes, já que a busca por voz tende a ser a principal maneira de se fazer pesquisas futuramente, é importante já estar preparado para isso.
Além disso, muitas das pesquisas por voz são realizadas para encontrar empresas locais quando precisam de algum produto ou serviço de última hora ou estão em uma viagem e querem escolher um bom restaurante, por exemplo.
Isso torna o VSO um forte aliado na hora de tornar sua empresa mais atrativa para seus clientes e esteja sempre atualizada com as tendências de mercado.
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