Faça um breve levantamento de suas tarefas cotidianas, quantas delas envolvem o uso de internet? Quantos dados você compartilha com as mais variadas plataformas possíveis? O número é realmente exorbitante, assim como o número de histórias e situações que chegam a nós sobre pessoas que foram lesadas por golpes ou falhas na segurança, o que faz com que seja necessário um grande investimento em prevenção e proteção de informações, dando espaço para o surgimento de novas ideias, como a cibersegurança, por exemplo.
Assim como as pessoas correm riscos no dia a dia, empresas, corporações e até mesmo órgãos governamentais também estão expostos a todos os tipos de perigos virtuais e ao sofrerem tais golpes, podem prejudicar mais outras milhares de pessoas que possam ter relações diretas ou indiretas com estes. O que cria a necessidade de novas estratégias de segurança.
Assim nasce a cibersegurança, uma área da tecnologia que possui grande potencial de crescimento e em curto prazo pode se tornar uma das principais profissões no mercado mundial.
O que é cibersegurança?
O conceito de cibersegurança pode muitas vezes ser confundido com segurança da informação, quando na verdade, esse conceito é uma parte do guarda-chuva da segurança da informação. Enquanto a segurança da informação visa a proteção de todos os dados de uma empresa por meio de situações e políticas mais variadas, a cibersegurança trabalha de modo mais específico, já que tem como objetivo pensar em estratégias de segurança de softwares e hardwares.
Sendo assim, podemos definir cibersegurança como um conjunto de ações que mantém equipamentos, sistemas e programas de possíveis ações mal intencionadas que podem trazer grandes prejuízos profissionais, financeiros e até mesmo morais.
E suas funções principais estão em cuidar da infraestrutura em TI, para que essa esteja sempre protegida de possíveis ataques, já que é exatamente nesses locais onde o fluxo de informações ocorre, sendo assim, o local que mais demanda atenção e proteção.
E como isso ocorre? Através de aplicações de antivírus, realização de back-up de dados, criptografia, assinaturas digitais entre outros métodos preventivos que visam proteger seus dados.
Protegendo dados como profissão
Manter a segurança de toda a infraestrutura de tecnologia da informação de sua empresa é sem dúvida, mais do que fundamental. Isso fez com que a cibersegurança deixasse de ser apenas uma estratégia e passasse a ser uma profissão, que promete ser uma das mais promissoras áreas de negócios para os próximos anos.
Se você já possui formação em TI, fique ligado na grande quantidade de cursos complementares ou de especialização em cibersegurança que já existem e estão crescendo cada vez mais e podem significar uma excelente oportunidade de crescimento.
Para saber mais sobre este e outros assuntos importantes, continue acompanhando nosso blog.