Quando ouvimos a palavra hackers, imediatamente pensamos em uma figura obscura que vive no anonimato fazendo uso de seus conhecimentos sobre tecnologia da informação para invadir dados sigilosos e agir ilegalmente de forma que prejudique pessoas, empresas e até mesmo órgãos governamentais. Quando na verdade, existem muitos profissionais com o mesmo repertório de informações agindo dentro da legislação e ainda faturando um excelente montante sem prejudicar ninguém.
Essa vertente da profissão de hacker teve seu surgimento no ano de 1995, bem nos primórdios da internet como um projeto interno da empresa Netscape (que foi um dos primeiros grandes navegadores e altamente popular nos anos 90). Essa área de atuação tem crescido muito nos últimos anos, se tornando cada vez mais comum nos quatro cantos do mundo.
Esse conceito relativamente antigo, mas que ganhou mais força recentemente tem até um nome: os bug hunters ou em português, caçadores de bug. Esse ofício promete ser um dos mais promissores da nova década.
Conheça um pouco mais sobre os bug hunters, os hackers do bem
Mas qual é a principal função dos hackers que “caçam” bugs? Muitas pessoas que possuem formação e interesse na área de TI fazem disso sua principal atividade ou até mesmo uma forma de faturar uma grana extra realizando a seguinte tarefa: analisar uma série de sistemas informatizados em busca de qualquer vulnerabilidade ou falha. Ao encontrar qualquer irregularidade, esses hackers podem receber altas quantidades de dinheiro, como um verdadeiro caçador de recompensas, muito bem intencionado.
Esse trabalho, apesar de ainda não ser muito popular entre o público geral pode trazer grandes benefícios tanto para o usuário comum, quanto para os órgãos e empresas proprietários de sites e aplicações, pois cada pequena falha encontrada é uma oportunidade de melhora.
Para o usuário comum, a correção de bugs proporciona uma experiência de navegação muito mais satisfatória e segura e nos casos de sites de compras e solicitação de serviços, a garantia de conversão de novos clientes de volta para aqueles que já existem. Além disso, um site seguro protege os dados das pessoas e evita qualquer tipo de golpe.
Já no caso dos proprietários dos sites, o maior foco está em encontrar vulnerabilidades em suas interfaces. Essas vulnerabilidades podem facilitar a entrada dos já conhecidos hackers que trabalham dentro da ilegalidade e isso pode causar grandes prejuízos, podendo ser financeiros, morais e até mesmo causar danos emocionais às vitimas que possuem seus dados vazados.
Tudo isso mostra o quão importante é o trabalho de um bug hunter, que pode garantir a segurança, bem estar e satisfações de todos os envolvidos em transações na internet, navegação de sites, uso de aplicativos cotidianos entre muitos outros casos e ainda pode ser uma excelente alternativa para faturar uma renda extra.
Para saber mais novidades, dicas e curiosidades sobre o universo da tecnologia, continue acompanhando nosso blog!