Com o codinome Windows Blue, a atualização do Sistema Operacional da Microsoft Windows 8 chega ao mercado até o final do ano contendo funcionalidades para diversos tipos de aparelhos com novos tamanhos e evolução para telas sensíveis ao toque, capaz de fornecer mais opções voltadas para os usuários finais e corporativos.
Para Tami Reller, diretora de marketing da Microsoft, “a atualização Windows Blue também é uma oportunidade para nós respondermos ao feedback dos usuários que temos escutado de perto desde o lançamento do Windows 8 e do Windows RT”.
Desde outubro do ano passado, a Microsoft tem sua produção de Windows RT para aparelhos com processador ARM e Windows 8 baseados em chips Intel, e este anúncio de atualização do Windows 8 chega com muitas críticas devido sua baixa aderência por parte dos usuários, e assim resultando fraca venda de PCs.
No primeiro trimestre deste ano, o uso do Windows 8 em computadores totalizaram cerca de 76,3 milhões de unidades, que equivale à queda de 13,9% comparada com o mesmo trimestre de 2012. Parte dessa diminuição é devido o Windows 8 não impulsionar as vendas do setor, sobretudo pelo sucesso e aumento de vendas de aparelhos de computação alternativos, a exemplo dos tablets segundo informações publicadas no mês passado pela consultoria IDC.
Além disso, a Microsoft anunciou que recentemente superou a marca de 100 milhões de licenças comercializadas do Windows 8 com seis meses no mercado, que segundo Tami, “é um crescimento em relação ao número de 60 milhões de licenças vendidas que apresentamos em janeiro”.