Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

FaceApp: Ressurge e traz questões sobre privacidade

FaceApp: Ressurge e traz questões sobre privacidade
FaceApp: Ressurge e traz questões sobre privacidade


O FaceApp ainda apresenta perigo? O aplicativo ressurgiu e trouxe novamente questões sobre privacidade.

Reconhecimento facial pode ser usado para falsificar identidades, alerta pesquisador da Kaspersky.

FaceApp: Ressurge e traz questões sobre privacidade

No último final de semana, o aplicativo FaceApp ressurgiu e voltou a bombar nas redes sociais após a liberação do filtro “mudança de gênero”. A novidade gerou até a hashtag “faceappchallenge” e recebeu centenas de milhares de compartilhamentos no Facebook e no Instagram. Com isso, também retornaram os questionamentos sobre a segurança do app de reconhecimento facial e os riscos do compartilhamento dessas informações para a privacidade.

De acordo com o analista sênior de segurança da Kaspersky, Fabio Assolini, o app não possui nenhum item malicioso. No entanto, pelo fato de o reconhecimento facial ser uma tecnologia usada principalmente para a autenticação de senhas importantes, o usuário deve ter bastante cuidado ao compartilhar sua imagem com terceiros. “Temos de entender essas novas maneiras de autenticação como senhas, já que qualquer sistema de reconhecimento facial disponível a todos pode acabar sendo usado tanto para o bem quanto para o mal”, alerta o especialista da Kaspersky.

Então, com preocupações sobre a privacidade, você deveria usar o FaceApp?

O advogado Michael Bradley disse ao ABC News que, assim como muitos serviços que vêm de graça no mundo da tecnologia, é preciso tomar cuidado com as intenções do criador dos aplicativos, serviços etc. “Qualquer um que tenha colocado seu rosto [em uma plataforma] online com seu nome e outros dados de identificação – por exemplo, qualquer pessoa com um perfil de rede social ou site – já está muito vulnerável a ser capturado digitalmente para futuros usos de reconhecimento facial”, alertou Bradley.

Por isso, para ele o FaceApp “não acrescenta muito mais perigo”. Mas, Bradley ressalta que o consentimento para o uso dessas informações para fins comerciais é um passo adicional que “não tem vantagens para os seres humanos”.

Dicas para baixar apps com segurança
  • Tenha certeza de que o aplicativo é de confiança e está nas lojas oficiais;
  • Leia os termos de privacidade para entender que informações são solicitadas;
  • Entenda o reconhecimento facial como uma senha – não saia utilizando em todos os lugares;
  • Sempre verifique quais permissões são solicitadas, como login associado à uma conta existente em determinada rede social.
FaceApp: Ressurge e traz questões sobre privacidade
Fontes:
Olhar digital
Kaspersky

Leave a Reply