Em curto prazo, essas habilidades também serão liberadas a demais países do mundo para atender a demanda frequente de troca de e-mails e uso dos recursos de comunicação de áudio e vídeo, e assim facilitará consideravelmente a comunicação entre os usuários, apesar do Outlook.com já possuir conexões com Facebook, Google, Linkedin e Twitter.
Dawn Martynuik, gerente de produtos do Outlook.com, diz que o “E-mail é uma ferramenta pessoal e importante para a maioria das pessoas, mas há momentos em que você quer ser capaz de falar ao vivo ou conversar cara a cara”.
O Outlook.com enfrentou recentemente problemas de instabilidade e falta de desempenho para um número não revelado de usuários, onde falhas atingiram o acesso móvel à caixa de entrada e a capacidade de compartilhar arquivos do SkyDrive via e-mail.
Visando uma competição contra o Gmail e o Yahoo! Mail, a Microsoft lançou uma prévia do Outlook.com em meados de julho de 2012 como forma de recriar o serviço de e-mail através da web, e assim substituiu o Hotmail pelo Outlook.com como o serviço de webmail da própria empresa.
Mesmo que reconheça que o Outlook.com não era um serviço estável quanto esperado, onde Dick Craddock, gerente de programa de grupo para o Outlook.com, comenta em seu blog: “Tivemos alguns problemas ao longo do último ano e havia pontos onde o nosso desempenho não atingiu o alto padrão que estabelecemos para nós mesmos”, a Microsoft comemorou o primeiro ano das atividades do Outlook.com com indicadores de pontos positivos.