A Microsoft já havia anunciado o encerramento do suporte ao sistema operacional Windows XP que acontecerá no próximo dia 8 de abril, que manteve-se há mais de 12 anos em operação. Além dele, oficializou-se também que serão descontinuados nesta data o suporte ao pacote de suite Office 2003 e ao sistema de mensageria Exchange Server 2003.
Segundo Wes Miller, analista da Directions on Microsoft, os usuários do Windows XP insistem em manter o Office 2003 sem atualizar para a versão 2007.
Michael Silver da Gartner tem a mesma opinião, para ele há uma semelhança entre o sucesso do Windows e do Office o que distancia os usuários da atualização.
Embora a aposentadoria do XP esteja próxima, ainda há empresas migrando para o Windows 7, e no caso do Office, direto para a versão 2010.
Para Silver, o mesmo pode se dizer entre e relação do Windows 8 com o Office 2013, referindo-se a morosidade das empresas que ainda estão optando em migrar para o Windows 7 e ignorando o Office 2013.
Um dos fatores que fez com que os usuários não optassem em atualizar para a versão Office 2007 foi pela rejeição à interface estilo “Ribbon”. E mesmo as versões seguintes do Office como a 2010 e 2013 permanecem até hoje sem interesse por alguns usuários.
A Microsoft não mais atenderá os usuários finais com as correções de segurança ao Office 2003, onde no ano passado chegou a acumular a liberação de 10 boletins técnicos referentes à versão do pacote.
Silver ainda menciona que não há preocupação com o suporte do Office 2003 tanto quanto com o Sistema Operacional XP, embora haja riscos em rodar o Office depois que os patches forem extintos, e assim sugere desativar macros por padrão para diminuir os riscos.
Os usuários domésticos e pequenas empresas que utilizam o Windows XP ou Vista com o pacote Office 2013 ou Office 365, terão problemas com a falta de atualizações de segurança, que serão mantidos somente para o Windows 7, 8 e 8.1.
O Office 2003 poderá ser atualizado para versões mais recentes no caso de grandes corporações que possuem contratos de garantia de atualização do produto.
As versões do Office 2007 e 2010 não estão mais sendo comercializadas pelo canal de distribuidores da Microsoft, somente através de revendas que ainda possuem o produto em estoque.
A mesma situação se deu em relação à solução de mensageria da Microsoft, o Exchange 2003, na qual os usuários ignoraram a versão Exchange Server 2007 e pularam direto para o Exchange Server 2010.
Há quem ainda utilize o Windows Server 2003 em um hardware de 32 bits, porém as versões posteriores são 64 bits e dessa forma não há hardware para atender, impulsionando a uma transição.
A Microsoft cessará também em 8 de abril próximo os patches para o Office versão Mac 2011 Service Pack 2, contudo solicitará aos usuários do sistema operacional OS X que apliquem o Service Pack 3 para habilitar as atualizações de segurança.