Hoje foi anunciado pela Partners Group, gestora suíça de investimentos, o acordo que financiará a construção do primeiro cabo submarino de fibra óptica entre a cidade de São Paulo, Brasil, e Nova York, nos Estados Unidos.
A um custo orçado de US$ 500 milhões, o projeto chamado de Seabras-1 está sendo planejado pela Seaborn Networks, desenvolvedora e operadora de sistemas de cabos submarinos de fibra ótica, utilizará tecnologia de ponta no que diz respeito a serviços de banda larga e conectividade, e a previsão de início da operação é em dois anos.
De acordo com a Partner Group, hoje os cabos que unem Brasil e Estados Unidos transportam em torno de 65% dos dados trafegados entre a América Latina e as demais partes do mundo.
O Banco francês Natixis será responsável pela estruturação da subscrição integral de US$ 270 milhões em títulos sêniores de dívida para financiar o projeto, que em conjunto com o investimento de capital da Partners Group financiará integralmente o Seabras-1, além da venda da capacidade de uso para tráfego de dados à corporações, já confirmando como uma das primeiras participantes a própria Microsoft.