Devemos prestar bem a atenção com os procedimentos que a Microsoft disponibilizou em atualizar o Windows 10, inclusive a empresa não dispara e-mail com programas em anexo para upgrade do novo sistema operacional.
Lembrando que somente os usuários das versões originais do Windows 7 e 8 estão habilitados a atualizar para o Windows 10 de forma gratuita, outras pessoas estão recebendo e-mails com a proposta em receber a atualização com maior rapidez.
De acordo com a descoberta da Talos, grupo da Cisco em inteligência de segurança e pesquisa, cibercriminosos estão agindo de modo a aproveitar a ansiedade dos usuários em conseguir o Windows 10 e atuam com um golpe sobre os arquivos do computador através do ataque conhecido como ransomware (através de um sistema que captura e bloqueia o acesso aos dados locais do computador, cobra-se uma certa quantia em dinheiro para devolvê-los).
O golpe é feito através de e-mail que tem no campo assunto “Windows 10 Free Update” e origem de um remetente que de forma geral parece ser legítimo, porém o risco está por trás da conta [email protected]. Mesmo que a mensagem apresenta diversos erros de caracteres nos textos e segue com a identidade visual da Microsoft, anuncia em disponibilizar a atualização do Windows 10 por meio de um arquivo do tipo ZIP em anexo que deve ser baixado e instalado.
Caso for executado, o anexo não contém a atualização para o Windows 10, e sim, na verdade, trata de um programa CTB-Locker, que é uma armadilha, faz a criptografia dos arquivos do computador e em seguida exibe um aviso ao usuário onde o mesmo deverá pagar uma determinada quantia dentro de um intervalo de tempo regressivo para obter a restauração dos dados.
Ao receber qualquer e-mail com estas características, a orientação é apagar imediatamente a mensagem.
A Microsoft já liberou oficialmente em seu próprio site para baixar o Windows 10 no formato de mídias internas USB e DVD, e conversão opcional para o formato de arquivo do tipo ISO nas versões 32bits e 64bits, assim se precisar instalar ou reinstalar, acesse aqui para saber dos detalhes.