De acordo com uma recente descoberta dos analistas da Kaspersky Lab, empresa de segurança e proteção digital, cibercriminosos no Brasil estão enviando pelos Correios boletos bancários fraudulentos para roubar dinheiro dos motoristas de veículos como se fossem infrações reais cometidas no trânsito.
Utilizando uma cópia da base de dados do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), que hoje chega até ser vendida em websites, os golpistas geram as multas falsas com dados íntegros dos proprietários tais como nome e endereço completo, e em alguns casos até publicam no boleto a foto do veículo para representar o documento com a maior veracidade possível.
A Kaspersky Lab informou que o volume de tentativas sobre este golpe tem crescido anualmente, e assim fez com que a maioria dos sites do DETRAN de cada estado brasileiro divulgasse alertas e orientações à população sobre os riscos e precauções a serem tomados.
Para que você não acabe sendo vítima deste golpe, deve-se considerar que nenhum órgão de trânsito brasileiro envia multas através de correio eletrônico (e-mail), ignorar qualquer mensagem sobre este assunto, inclusive nunca clique em link ou anexo no corpo do e-mail.
Além disso, caso receba uma multa de trânsito pelos Correios, todos os campos do documento devem ser checados e conciliados com o site do Detran de sua localidade através do número da placa e RENAVAM do seu veículo, que é o Registro Nacional de Veículos Automotores.
Por fim, mantenha uma proteção sobre os dados armazenados em seu computador ou dispositivo eletrônico contra trojans, pois os mesmos trazem risco de captura de todos os tipos de informações tais como a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Registro de Veículos, CPF, RG, entre outros, quando digitalizados e salvados no equipamento do usuário.
A TND Brasil pode lhe ajudar em evitar estes tipos de golpes, clique aqui e contate agora mesmo para saber mais sobre as soluções de segurança e proteção de seus dados armazenados em qualquer dispositivo eletrônico.