Em declaração no Mobile World Congress realizado na cidade espanhola de Barcelona, o vice-presidente do Google, Sundar Pichai, confirmou que a empresa lançará sua própria operadora de telefonia móvel nos Estados Unidos dentro de alguns meses.
O porta-voz da gigante de tecnologia afirmou que a empresa já se juntou a parceiros, ainda sem revelá-los, para criar sua própria Operadora Móvel Virtual, conhecida pela sigla MVNO (original do inglês, Mobile Virtual Network Operator), que não possuirá infraestrutura de rede própria, e a alugará de outras empresas para oferecer seus pacotes.
A proposta é evitar competir com as grandes operadoras americanas que já atuam, e assim entrar neste novo mercado com um serviço em baixa escala e oferecer o conceito da linha de smartphones Nexus desenvolvido em parceria com uma fabricante.
Pichai comenta que a estratégia do Google é pensar em hardware, software e conectividade juntos, e fazer uma integração entre a internet móvel e o Wi-Fi, além de explorar a possibilidade de utilizar a conexão via internet para manter uma chamada de voz quando cair a ligação.
Até o momento não foi divulgado em que regiões a nova operadora do Google irá atuar, nem os preços dos serviços.