É muito provável que neste momento você não tenha uma folha de cheque, moeda ou cédula, mínimo suficiente na sua carteira para pagar uma despesa qualquer. Isso não quer dizer que você não tenha dinheiro, mas sim que você já faz parte e vive o futuro das transações monetárias.
O cartão magnético há alguns anos atrás revolucionou o método de compra pelas pessoas, mas com o passar do tempo a tecnologia nos trouxe novos meios de pagamento em função do processo de contratação das operadoras de cartão de crédito ser burocrático para as empresas e haver cobrança de caras tarifas de manutenção.
Além disso, bancos oferecem a opção de cobrança através do boleto, contudo cobram taxas de emissão para cada transação eletrônica de pagamento na conta corrente (crédito na empresa e débito do consumidor).
Chegamos no momento em que não só o dinheiro em espécie irá se juntar aos artigos de colecionadores, mas os cartões magnéticos, cheques e boletos bancários também. Serviços como PayPal, Android Pay, Samsung Pay, Apple Pay, PagSeguro, Bcash, entre outros, já estão transformando o modo com que as pessoas e empresas realizam pagamentos.
Uma pesquisa do IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) afirma que as pessoas passaram a acreditar como mais seguros os pagamentos e as transações realizadas através da internet a partir de computadores e dispositivos móveis. Além disso, estima-se que até o ano de 2030 o dinheiro físico não exista mais.
Essa mudança reflete diretamente no comportamento do consumidor. Demonstra-se haver um crescimento a cada ano do número de compras através da internet, que estimula o desenvolvimento de novas tecnologias para baratear os processos e deixá-los mais sustentáveis, e acima de tudo mais seguros.
O estilo de vida das pessoas é estar conectado vinte e quatro horas por dia com os dispositivos eletrônicos na internet. Concentrar os pagamentos nestes aparelhos é trazer mais praticidade, confiança e facilidade nas compras. O maior desafio do mercado de tecnologia é desenvolver soluções que tenham um ótimo nível de segurança e mantenham uma usabilidade amigável para os usuários.
E em relação às empresas desde micro até grande porte, os novos meios de pagamento online beneficiam na margem de lucro das vendas, pois otimizam os métodos tradicionais de cobrança e resultam expressivamente em ônus sobre seus custos, que acabam refletindo diretamente para o consumidor.