Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

65 anos de existência da TV no Brasil, e hoje podemos até interagir com ela

TV

Oficialmente a televisão no Brasil teve início de suas atividades no dia 18 de setembro de 1950, através do lançamento da primeira emissora, a TV Tupi, fundada por Assis Chateaubriand, proprietário na época do maior conglomerado de mídia da América Latina.
 
Ao longo desses 65 anos o aparelho de TV é um dos produtos que mais teve mudança e se popularizou em todo o país, passou a ter controle remoto, imagem colorida, transmissão ao vivo, tela plana, qualidade de imagem, som e interatividade.
 
Além de ter conexão à grade de programação dos canais abertos ou fechados (que necessitam de um plano de assinatura), a TV atual se dispõe a conectar com a Internet e permite, por exemplo, assistir vídeos diretamente no YouTube, Netflix, bem como fazer conferência via Skype com aúdio e vídeo.
 
Estamos na fase de poder até conversar com a TV através do reconhecimento de voz, recurso presente já há um tempo em alguns modelos, que inicialmente eram comandados por voz para ligar e desligar o aparelho, e agora atendem ordens como buscar conteúdos e navegar por aplicativos.
 
Ao conectar a TV com dispositivos periféricos, como a Apple TV da 4ª geração, que oferece a assistente de voz chamada “Siri”, é possível solicitar o título de um filme por voz, assim o sistema faz a seleção e o reproduz na TV, além da opção de localizar um determinado episódio de uma série que tenha um ator específico, saber sobre previsão do tempo, placar de uma partida de futebol, comentário do trânsito etc.
 
Recentemente o Google também lançou a Android TV, com comando de voz integrado ao assistente pessoal Google Now, que responde questões como conhecimentos gerais e acesso ao conteúdo disponível de vídeo. Já vem embarcada em alguns modelos de TV da Sony, no set-top box do Google (Nexus) e Razer (Forge).
 
E a expectativa para os próximos anos é que todos os aparelhos de TV fabricados no mundo sejam inteligentes (chamado “Smart TV”) com total interatividade e respostas rápidas para atender os usuários que estão cada vez mais exigentes.