Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

7 dicas para implementar uma política de segurança cibernética

Implementar uma política de segurança cibernética pode ser um dos passos que faltava para levar maior confiabilidade para sua empresa e, é claro, seus processos de segurança internos.

 

Pensando nisso, hoje trouxemos 7 dicas que vão te ajudar na criação de uma política eficaz e, principalmente, como os serviços e soluções da TND BRASIL podem tornar sua empresa ainda mais segura. Continue a leitura e saiba mais!

 

Como implementar uma política de segurança cibernética?

Veja abaixo algumas dicas para fazer a implementação de uma política de segurança cibernética na sua empresa hoje mesmo!

Avaliação dos riscos

 

Para poder implementar uma boa política de segurança cibernética em sua empresa, primeiro é necessário avaliar os riscos aos quais sua instituição está sujeita.

 

Mas por que fazer isso? Essa avaliação vai mostrar exatamente os pontos de atenção ou brechas de seus sistemas, possibilitando que todo o projeto seja focado em corrigir essas questões e evitar que elas aconteçam novamente. Assim, você também diminui a possibilidade de problemas graves como, por exemplo, ataques hackers.

 

Esses pontos vulneráveis podem ser identificados através de uma análise da equipe de TI, mas geralmente envolvem itens como:

 

  • Equipamentos antigos ou com defeito;
  • Falta de atualização de softwares;
  • Presença falha de antivírus ou firewall;
  • Senhas de acesso fracas;
  • Possíveis falhas humanas.

 

Como já comentamos em nosso artigo sobre SOFTWARE DE SEGURANÇA EMPRESARIAL, brechas como essas possibilitam a violação de segurança por hackers, que se apropriam dos dados da empresa e geram prejuízos de alto valor para a companhia, além de criar danos para sua imagem e confiança de serviços.

 

Definição de Políticas de Segurança

 

Após realizar toda a avaliação de risco, chegou a hora de definir com base nelas as políticas de segurança, que serão personalizadas especialmente para a situação e o momento em que sua empresa se encontra.

 

Depois de definidas, elas devem ser claramente comunicadas aos colaboradores. A melhor forma é sempre criando um documento oficial com as políticas e todas as informações complementares necessárias e, posteriormente, realizar uma reunião de alinhamento para apresentá-las a todos, não esquecendo de compartilhar o documento com o time depois.

 

Dica TND: É necessário estabelecer penalidades para o não cumprimento dessas políticas, afinal, o desrespeito a elas pode deixar a empresa vulnerável e passível de extorsão de dados e dinheiro por hackers. É preciso mostrar o quão importante é algo deste tipo.

 

Investimento em tecnologia

 

Além de criar uma política de segurança cibernética, também é necessário investir em tecnologias confiáveis. Isso se deve ao fato de os novos softwares, hardwares, dentre outros, chegarem ao mercado ainda mais preparados para trabalhar a segurança e proteção dos usuários.

 

Quer três exemplos de tecnologias que você pode adquirir para sua empresa? Veja abaixo!

 

 

 

Apenas um dos firewalls com que a TND BRASIL trabalha, oferece a mais alta plataforma de segurança e o melhor desempenho, para garantir e simplificar sua estrutura de TI, promovendo o nível ideal de proteção ao seu negócio.

 

 

Um dos três antivírus de revenda da TND BRASIL, ele é baseado em inteligência artificial e machine learning, o que permite identificar e neutralizar as ameaças mais sofisticadas em tempo real. Além disso, essa tecnologia de detecção de ameaças é constantemente atualizada para garantir que os clientes estejam sempre protegidos contra as ameaças mais recentes.

 

 

 

A TND BRASIL disponibiliza duas soluções quando falamos em backup, sendo um deles o VEEAM. Ele é um novo tipo de solução que aproveita as tecnologias de virtualização, armazenamento e nuvem, combina a experiência premiada em proteção e gerenciamento de dados do Veeam Backup & Replication e do Veeam ONE.

 

É importante ressaltar que apenas adquirir esses produtos não livra a empresa das atualizações regulares dos sistemas, já que essas atualizações são necessárias para fechar brechas nos sistemas e garantir a proteção contra ataques hackers.

 

Treinamento dos colaboradores

 

Essa dica pode ser uma das mais importantes que estamos trazendo hoje, já que um dos grandes responsáveis pela vulnerabilidade dos sistemas é – de fato – a falha humana.

 

Sendo assim, montar um treinamento de segurança cibernética para seu time de colaboradores pode fazer toda a diferença quando falamos de impedir ataques criminosos à empresa.

 

Para um treinamento assim, é recomendável abordar pontos como:

 

  • A importância do time estar aprendendo sobre o assunto;
  • Como identificar ataques, desde os raros até os mais comuns como, por exemplo, os de PHISHING;
  • Relembrar as políticas de segurança definidas;
  • O que fazer diante de um ataque hacker.

 

Dica TND: Apenas um treinamento não é algo eficiente, já que até mesmo as tecnologias mudam constantemente, bem como as brechas em sistemas e métodos hackers. Então, para um melhor aproveitamento, crie em sua empresa um programa de treinamento recorrente.

 

Leia também: O que fazer depois de um ataque cibernético? 

 

Monitoramento constante

 

Como comentamos no item 1 sobre avaliação de riscos, é necessário ficar por dentro dos pontos de atenção que podem gerar vulnerabilidades em seus sistemas, e uma das vulnerabilidades mais comuns nas empresas é a falta de monitoramento.

 

O monitoramento constante deve fazer parte de suas políticas de segurança, já que com ele é possível identificar ameaças que podem trazer prejuízos para sua empresa.

 

Além disso, através dele o seu time se torna capaz de gerar uma resposta rápida a incidentes de segurança, ocasionando um bloqueio da pessoa que esteja tentando invadir seus sistemas, aumento da proteção para que isso não ocorra novamente, identificação de como se deu o ataque ou até mesmo do próprio criminoso.

 

Testes de segurança

 

Uma boa segurança cibernética não funciona apropriadamente sem seus testes de segurança. Tais testes devem ser realizados periodicamente, para que assim haja a identificação de pontos fracos na segurança e, principalmente, a correção dos problemas identificados.

 

Leia também: Pentest: O que é, benefícios e o que fazer após

 

Revisão e atualização da Política de Segurança

 

Você se lembra da Dica TND que falamos no ponto 4 do texto? Então, é aqui que ela se torna algo muito importante.

 

Revisar e atualizar as políticas de segurança é necessário para acompanhar o desenvolvimento do mundo tecnológico, já que novas ameaças surgem constantemente e é necessário não apenas adaptar a empresa para lidar com elas, mas também as políticas para que elas se adéquem às novas necessidades e casos futuros.

 

Conclusão

 

Agora, sim, sua empresa já sabe como implementar uma política de segurança cibernética eficiente, principalmente se você ficar atento aos principais passos desse processo. Relembre eles abaixo:

 

  • Avaliação dos riscos;
  • Definição oficial das políticas que sua empresa necessita com base nos riscos aos quais ela está exposta;
  • Investimento em tecnologias adequadas e seguras;
  • Treinamento dos colaboradores para identificar ataques e saber como lidar com eles;
  • Monitoramento constante dos sistemas para identificação de ameaças;
  • Realização periódica de testes de segurança;
  • Revisão e atualização constante das políticas estabelecidas.

 

Ao aplicar em sua empresa, planeje tudo com cuidado e, se possível, conte com a ajuda de empresas especialistas da área, como a TND BRASIL.

 

Conte com a ajuda de especialistas na área! 

 

Agora que você já sabe como implementar uma política de segurança cibernética na sua empresa, é preciso contar com a ajuda de quem sabe do assunto! Ao longo desses anos, a TND BRASIL concentra seus esforços no atendimento a empresas de todos os portes e segmentos, fornecendo serviços de consultoria e desenvolvimento de projetos em Tecnologia da Informação (TI), suporte técnico, cibersegurança, gerenciamento e terceirização de ambientes computacionais.

Uma empresa dinâmica, pró-ativa, e como poucas empresas no mercado, interessada no sucesso e evolução dos negócios de seus clientes. ENTRE EM CONTATO agora mesmo e conheça nossas soluções!