Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

7 dicas para lidar com vazamentos de dados empresariais

Imagine que seus clientes confiam em sua empresa para lidar de forma consciente com seus dados pessoais e sigilosos, agora, pare  para pensar na magnitude do problema se um dia algum hacker tomar posse dessas informações ilegalmente. O que sua empresa pode fazer nessa situação? Como prevenir que algo assim aconteça novamente? O que fazer depois de algo assim? Continue a leitura e confira como lidar com vazamentos de dados empresariais. 

7 dicas para lidar com vazamentos de dados empresariais

Veja abaixo algumas para resolver ou prevenir o vazamento de dados na sua empresa:

Identificação do vazamento

Na teoria, identificar um possível vazamento de dados é mais fácil do que encontrar a origem desse vazamento.

 

Para isso, é necessário ficar atento a certos sinais que podem aparecer durante o trabalho e que são considerados “fora do normal” como, por exemplo:

 

  • Recebimento de e-mails suspeitos ou que não fazem parte da sua lista de contatos diária;
  • Ligações estranhas, de números incomuns ou que estejam em busca de algo extremamente fora do que sua empresa oferece;
  • Clientes relatando problemas em relação aos seus dados ou sendo contatados por terceiros;
  • Sistemas apresentando falhas ou avisos incomuns.

 

É claro que existem vários outros sinais aos quais se pode ficar de olho, mas isso varia de acordo com a empresa, os serviços oferecidos e seu modo de trabalho.

 

Diante da suspeita de qualquer vazamento, é necessário agir rapidamente para entender a situação e identificar sua origem. E como isso pode ser feito? Através do entendimento das informações obtidas e do rastreio da equipe de TI. 

 

Assim, eles podem fazer uma verificação nos sistemas na busca de possíveis brechas que geraram o vazamento, trabalhando para corrigi-las e impedir que mais dados sejam acessados. Com isso, você evita situações extremamente delicadas que impactam diretamente sua empresa.

 

Análise de impacto

Um ataque hacker ou vazamento de dados em si é algo profundamente sério para uma instituição, já que afeta seus colaboradores, sua imagem, seus clientes, sua confiança diante do mercado e, consequentemente, seu faturamento.

 

Confira a seguir algumas consequências específicas pelas quais sua empresa pode passar diante de uma situação como essa!

 

  • Comprometimento total da segurança dos sistemas de sua empresa, já que, dependendo dos dados vazados, pode-se supor que toda a segurança foi ineficaz;
  • Vazamento de informações extremamente sigilosas que podem dar aos seus concorrentes vantagens estratégicas na competição do mercado em que sua empresa se encontra;
  • Perda de clientes a partir de informações vazadas dos mesmos que, nessa situação, também perderam a confiança na capacidade que sua empresa tinha de realizar os serviços propostos;
  • Imagem manchada da empresa diante da mídia, visto que vazamentos como esses costumam virar notícia e se espalhar rapidamente pela comunidade;
  • Significativa perda financeira e de mercado pela empresa, já que contratos são encerrados pela insegurança gerada e, quando sua empresa lida com o problema, fica mais difícil conquistar novos clientes.

 

Como você pôde notar, nenhum desses pontos são consequências levianas e não devem ser tratados como tal. Quando algo assim acontece, não se deve tentar lidar com todos os problemas de uma só vez, defina as prioridades e resolva uma questão de cada vez em conjunto com seu time.

 

Comunicação com os envolvidos

Quando um vazamento de dados empresariais acontece, principalmente um de grande magnitude, chega a hora de colocar em prática o gerenciamento de crise.

 

Uma das primeiras práticas desse gerenciamento é comunicar – de forma totalmente transparente – aos clientes e colaboradores a situação em que a empresa se encontra. Assim, você demonstra que a mesma está lidando com o momento de forma séria, profissional e que busca uma relação de confiança diante do ocorrido.

 

Após isso, algumas outras medidas podem ser tomadas para minimizar os impactos dos vazamentos de dados empresariais. Veja quais são elas abaixo:

 

  • Mantenha-se em contato com seus clientes constantemente, dessa vez de forma ainda mais próxima. É preciso atualizá-los a cada passo conforme as coisas forem acontecendo, demonstrando que a empresa está fazendo todo o possível e que eles não devem se preocupar.
  • Crie um canal exclusivo para o esclarecimento de dúvidas e oferecimento de suporte relacionado ao vazamento de dados, assim seus colaboradores podem realizar uma força-tarefa para suavizar o ocorrido e evitar perdas significativas, tanto de clientes como de confiança;
  • Direcione todos os esforços da sua empresa para resolver a situação da melhor forma e do modo mais rápido possível, aqui é sempre necessário evitar que a situação se agrave como, por exemplo, gerar o suborno de criminosos para a liberação dos dados.
  • Tenha suas comunicações em dia, tanto nas redes sociais como nas demais mídias, afinal, nesse ponto todos estão de olho na sua empresa e agora sua comunicação deve focar na união, bons presságios futuros, confiança e atualizações quando tudo terminar.

 

Depois desse último ponto, sua empresa já passou pela pior fase e, agora, chegou o momento de lidar com o problema de modo geral.

 

Correção do problema

No primeiro item deste artigo, em “Identificação do vazamento”, nós comentamos sobre encontrar a origem do vazamento de informações, mas diferente de antes, agora sua empresa precisa focar em identificar as falhas de segurança que permitiram tal vazamento acontecer.

 

Depois de identificada as falhas, chegou a hora de adotar medidas corretivas para solucionar o problema. Em casos como esse, a TND BRASIL recomenda duas soluções: firewall e antivírus.

 

 

 

Apenas um dos firewalls com que a TND BRASIL trabalha, oferece a mais alta plataforma de segurança e o melhor desempenho, para garantir e simplificar sua estrutura de TI, promovendo o nível ideal de proteção ao seu negócio.

 

 

 

Dentre a variedade de antivírus que a TND BRASIL disponibiliza, essa é a que permite proteção avançada para empresas de diferentes tamanhos. O TREND MICRO é baseado em aprendizado por inteligência artificial e machine learning, o que permite identificar e neutralizar ameaças mais sofisticadas em tempo real.

 

Além disso, ele é constantemente atualizado para garantir máxima proteção a ameaças recentes.

 

Com o auxílio dessas tecnologias e uma boa POLÍTICA DE SEGURANÇA CIBERNÉTICA, é possível implementar novos e mais eficientes processos de segurança, que irão buscar corrigir os problemas encontrados e evitar que outros do mesmo tipo aconteçam novamente.

 

Prevenção de futuros vazamentos

Você já deve conhecer o ditado que diz: “prevenção é a melhor solução”, certo? Então, não deixe de adotar uma atitude preventiva no dia a dia de sua empresa!

 

Você pode fazer isso criando uma POLÍTICA DE SEGURANÇA CIBERNÉTICA eficaz, adquirir equipamentos novos, implementar novos hardwares, firewalls e antivírus. Mas, acima de tudo, investir em segurança da informação é investir em um bom sistema de backup.

 

E por que isso? Porque o investimento de segurança da informação se baseia em três pilares: confidencialidade, integridade e disponibilidade de dados; e é o backup que mantém esses dados a salvo e protegidos caso algo aconteça.

 

Para isso, a TND BRASIL oferece diferentes soluções de backup, sendo uma delas o VEEAM. Ele é uma referência em proteção de dados de TI em nuvem híbrida, possuindo proteção ativa contra ransomware, recuperação de desastres e sincronismo/compartilhamento seguro de arquivos.

 

Quer fechar esse combo de solução contra prevenção de vazamento de dados empresariais? Então, realiza o treinamento e conscientização do seu time de colaboradores sobre todos os pontos citados até o momento. Conhecimento é a chave para evitar vulnerabilidades de segurança.

 

Monitoramento constante

Essa penúltima dica é algo que não pode faltar e que já comentamos em outros artigos de nosso blog, tamanha é a sua importância.

 

O monitoramento constante dos sistemas atua também como uma forma de prevenção, já que a partir dele é possível identificar possíveis ameaças e, assim, ter uma resposta rápida a incidentes de segurança.

 

Plano de contingências

O plano de contingência – ou o famoso Plano B – é necessário para caso algo saia do controle ou ocorra uma situação inesperada. Com ele em mãos, mesmo uma situação diferente da esperada pode ser lidada com mais calma e objetividade.

 

Esse plano pode ser um documento oficial da empresa, onde será definido os papéis e responsabilidade de cada membro da equipe, bem como o que fazer diante de certas situações hipotéticas.

 

Além disso, ele é útil para ser utilizado durante um treinamento de colaboradores e em simulações de situações de crises, podendo ser adaptado conforme a necessidade e livre para novas informações serem inseridas.

 

Conclusão

Pronto, agora você já está ainda mais preparado para lidar com vazamentos de dados empresariais. Então, tenha sempre em mente que uma organização elaborada, unida a sistemas de ponta e com foco na prevenção e monitoramento, são as peças fundamentais para lidar com situações deste tipo.

 

E não esqueça: é extremamente importante agir rapidamente em casos de vazamentos de dados, mantendo sempre a calma e o planejamento desenvolvido pela empresa.

 

Conte com a ajuda de especialistas na área! 

Agora que você já sabe como lidar com vazamentos de dados empresariais, é preciso contar com a ajuda de quem sabe do assunto! Ao longo desses anos, a TND BRASIL concentra seus esforços no atendimento a empresas de todos os portes e segmentos, fornecendo serviços de consultoria e desenvolvimento de projetos em Tecnologia da Informação (TI), suporte técnico, cibersegurança, gerenciamento e terceirização de ambientes computacionais.

Uma empresa dinâmica, pró-ativa, e como poucas empresas no mercado, interessada no sucesso e evolução dos negócios de seus clientes. ENTRE EM CONTATO agora mesmo e conheça nossas soluções!