A preocupação com a preservação do meio ambiente é um dos principais debates dos últimos anos e promete se estender pela próxima década. Afinal, a causa é urgente e mais do que importante, já que a degradação do planeta nos afeta diretamente. É possível discutir sustentabilidade nos mais amplos aspectos, sendo um deles o consumo consciente na gestão de empresas.
Os desafios de se administrar um negócio são muitos, sendo parte deles imutáveis com o tempo e outros que surgem de acordo com as mudanças da sociedade e as necessidades atuais. Cabe às empresas a tarefa de se adaptar à cada um das tendências, e a questão ambiental não se exclui dessa lista.
E como as empresas podem aderir à tendência do consumo consciente? E Quais as vantagens que essa prática oferece não só ao meio ambiente, mas também para o seu negócio? Confira abaixo um pouco mais sobre o consumo consciente na gestão de empresas.
Um pouco sobre a tendência do consumo consciente na gestão de empresas
A primeira pergunta a ser respondida é: Como podemos definir o conceito de consumo consciente? Pense em tudo que consumimos diariamente, o que nós realmente precisamos e o que é mero capricho nosso? Assim poderemos concluir que a maioria dos produtos que compramos, nós não precisamos e talvez nunca nem usemos.
Esse consumo de objetos supérfluos causa uma grande quantidade de resíduos, que se não forem descartados corretamente, podem causar sérios danos ao meio ambiente, danos esses que refletem diretamente na forma em que vivemos, como mudanças climáticas, desastres naturais, entre outros.
É nesse cenário que surge o conceito de consumo consciente, o ato de consumir menos, apenas o necessário e optar por produtos que tenha origens sustentáveis, como materiais recicláveis ou biodegradáveis, que causam menor impacto agressivo à natureza.
Mas como é possível aplicar o consumo consciente na gestão de empresas? Pode parecer até mesmo impossível, mas na verdade é muito simples. Através da redução de recursos não necessários, programas de reciclagem, preferencia por produtos, serviços e objetos de uso interno que possuam origens sustentáveis.
E quais as vantagens disso? Além de ajudar a proteger o planetas em que vivemos, o que de fato é o motivo mais importante, empresas que optam pelo consumo consciente, economizam mais em seus recursos, obtendo excelentes resultados mesmo com investimentos reduzidos.
Outra grande vantagem está na gestão de imagem. Uma empresa que abraça a causa sustentável ganha a simpatia dos consumidores e cria uma imagem altamente positiva no mercado.
A TND Brasil apoia a adoção do consumo consciente na gestão de empresas e acredita que aos poucos será possível construir um planeta muito melhor para se viver.