Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

 

O mundo da tecnologia nos impacta com surpresas em nosso dia a dia. Estamos nos acostumando com as facilidades proporcionadas, e por isso, raramente paramos para nos perguntar como foi que tudo começou. Neste sentido, o surgimento da computação foi um grande marco.

Hoje, queremos levar você de volta para a origem. A história da computação é realmente admirável e possui detalhes incríveis para todos os apaixonados por inovação, assim como nós.

A palavra computação é originada no vocábulo computatio, do idioma latim. Este termo expressa o direcionamento para conta ou cálculo, e geralmente é usado como sinônimo quando falamos sobre informática (do francês informatique). Por isso, podemos dizer que a computação é uma integração entre os saberes científicos e os seus métodos.

Continue realizando a leitura e entenda um pouco mais sobre como tudo começou.

O Ábaco

O Ábaco é o mais antigo instrumento utilizado para fins computacionais. Trata-se de uma calculadora, que era primordial nas áreas de comércio para que os trabalhadores pudessem realizar operações básicas do dia a dia.

Seu sistema era bastante simples, mas muito eficiente! E foi utilizado por povos de diversos cantos do mundo – Egito, Grécia, Babilônia, Roma, Índia, China e Japão – em diferentes versões, que seguem o mesmo fundamento.

Outros instrumentos primordiais

Além do Ábaco, outros instrumentos essenciais para o desenvolvimento da computação foram criados em épocas passadas. A Régua de Cálculo e a Máquina de Pascal, por exemplo, são ferramentas pensadas com o objetivo de tornar a realização de operações matemáticas mais rápida e assertiva.

Máquina de Hollerith

O norte-americano Hermann Hollerith foi responsável por uma das principais criações quando tratamos da evolução computacional. A Máquina Hollerith era capaz de acelerar todo o processo de computação de dados.

Os agentes de censo perfuravam as opções desejadas em cartões, evitando a lenta lógica da marcação de “sim” ou “não”, anteriormente realizada de forma manual. Essa foi uma revolução no processo de coleta de informações.

Computação pré-moderna

Especialmente durante a Segunda Guerra Mundial, as máquinas ganharam uma nova e acentuada importância. Neste período, diversos projetos relevantes foram desenvolvidos, incluindo a criação do computador Colossus – projetado por um grupo liderado por Tommy Flowers – com o objetivo de realizar a criptoanálise de códigos ultrassecretos utilizados pelos nazistas.

Enfim, a computação moderna

A computação moderna passou por diversas gerações. Cada uma delas foi responsável por diferentes descobertas e desenvolvimentos que propiciaram a evolução tecnológica como conhecemos hoje.

O uso dos computadores digitais define – de forma básica e direta – o que significa a computação moderna.

Quando falamos sobre esse momento da tecnologia, temos que a Microsoft e os processadores Intel, por exemplo, foram (e permanecem sendo) ferramentas primordiais neste processo. Além da tendência Multi-Core, na qual diversos processadores trabalham simultaneamente, e da chamada “computação de bolso”, junto aos tablets.

O que ainda está por vir

Se você, assim como nós, ama soluções de alta tecnologia e está sempre de olho nas novidades do segmento, sabe que não parecem existir limites para os avanços.

Nós, da TND Brasil, estamos sempre nos mantendo atualizados diante das tendências do mercado, e capacitando os nossos especialistas para tudo o que for necessário. Afinal, alcançar resultados incomparáveis é o nosso compromisso para chegar aos seus objetivos.