De acordo com a E-bit, consultoria especializada em e-commerce, as vendas realizadas pelas lojas virtuais na sexta-feira passada 27/11, na chamada Black Friday, chegaram a bater o recorde ao alcançar o volume de cerca de R$ 1,6 bilhão, apontando um crescimento de 38% quando comparado ao ano passado de 2014.
Houve o registro de um total de 2,77 milhões de pedidos com valor do ticket médio de venda de R$ 580,00. As categorias que geraram maior faturamento sobre as vendas foram telefonia/celulares (22,3%), eletrodomésticos (22,0%), eletrônicos (20,8%), informática (13,3%) e casa e decoração (5,5%).
E conforme levantamento divulgado pela Fundação Procon de São Paulo a respeito dos atendimentos durante o período da Black Friday, foram registradas 1184 reclamações (dentre elas, 562 nas redes sociais e 622 através do telefone e website), demonstrando uma queda em torno de 14,5% ante o ano de 2014. Os motivos das principais reclamações foram: valor do desconto maquiado (28,3%), produto ou serviço indisponível (26,0%), mudança de preço ao finalizar a compra (16,%) e website intermitente (5,1%). Americanas.com, Submarino e Shoptime foram as que lideraram as reclamações.
Esperamos que para as próximas edições da Black Friday diminuam as reclamações e o desejo de todos é que melhorem os preços das ofertas.