Você certamente já ouviu falar sobre banco de dados, afinal, esse termo se tornou bastante popular no universo da tecnologia. Apesar disso, muitas pessoas não entendem exatamente seu conceito e importância, por isso, desenvolvemos este conteúdo informativo.
Praticamente tudo que o conhecemos está presente em algum banco de dados, nossos nomes, os números de nossos documentos, nossos registros de compras, placas de carros e até mesmo posts em rede sociais.
Tudo isso pode soar um pouco assustador, mas na verdade, é este tipo de ferramenta tecnológica que faz com que cada ação virtual seja possível e aconteça de forma realmente eficaz.
O que é banco de dados?
Conforme o próprio nome já diz, banco de dados é uma ferramenta na qual dados são devidamente armazenados e organizados. De uma maneira simplificada, uma planilha, um caderno ou uma agenda podem ser considerados bancos de dados, porém, existem explicações e conceitos mais complexos sobre este assunto.
E é neste sentido que surge o conceito do banco ligado ao universo tecnológico. Nessa área, um banco de dados é um conjunto de arquivos relacionados entre si com registros sobre pessoas, coisas e lugares, sendo uma peça primodial dos sistemas de informação.
Como funciona?
Um banco de dados deve funcionar de maneira prática e rápida, para que sempre que um dado precise ser consultado não haja complicações, de maneira organizada, para que tudo seja encontrado em seu devido lugar, além de segura, para que nenhuma ameaça tenha acesso a dados que são considerados sigilosos.
Para isso tudo funcionar perfeitamente, existe o chamado Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados, ou como na sigla, SGBD.
O SGBD pode funcionar de maneira semelhante a um software que faz uma análise detalhada sobre os dados presentes em determinado banco, fazendo com que eles sejam adicionados ou excluídos, armazenados, organizados ou protegidos.
Qual o tipo de banco de dados mais importante?
Os bancos de dados podem se dividir entre os mais variados tipos, sendo um dos principais o relacional.
Este pode ser de grande utilidade e funcionalidade em gestões empresariais, pois ajuda a manter um bom relacionamento com seus clientes e a efetuar controle financeiro e de estoque, por exemplo.
É realmente relevante para uma empresa?
Ter um banco de dados em sua empresa significa trabalhar de maneira mais eficiente.
Você pode separar seus bancos em temas específicos como: um exclusivo com os nomes de clientes e suas necessidades, um para o controle de investimentos e retornos financeiros para seu negócio, um para controlar seu estoque de produtos e até mesmo um para trabalhar questões internas como, por exemplo, as necessidades dos funcionários, seus nomes e aniversários.
São fatores como os que citamos acima que fazem com que um banco de dados seja um dos tipos de ferramenta de tecnologia mais comuns e presentes no mundo todo, possuindo gigante importância para que tudo ocorra corretamente.
Você pode encontrar na TND Brasil, as melhores soluções para gerenciar os dados de sua empresa. Acesse nosso site e entenda mais!