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Beacons no mercado tecnológico

beacons no mercado tecnológico

Praticidade ao extremo, o que você deseja no seu celular? Novidade, agilidade, recados, informações sobre as peças de uma loja que você está próximo ou avisos de promoções de eletrodomésticos ao entrar no estabelecimento? Está achando impossível isso acontecer, não é? Não é novidade que a evolução da tecnologia aderiu o conceito de ser um facilitador no nosso dia a dia. Queremos novas surpresas, esperamos por isso e a tecnologia não tem falhado! Você conhece Beacons no mercado tecnológico? Não? Então vai precisa conhecer esse conceito.

O que são Beacons?

Beacons, quando traduzidos de forma literal para o português significa “farol”, já que eles emitem sinais, assim como os faróis, porém a emissão é feita através da tecnologia bluetooth low energy, ou como é popularmente conhecida, bluetooth 4.0. Os Beacons são pequenos dispositivos que podem ser fixados em lugares estratégicos para o usuário captar a informação transmitida via bluetooth previamente programado.

Como os Beacons funcionam?

Através da tecnologia do bluetooth, o Beacons emite um sinal por meio de ondas de rádio que são captadas pelos celulares em um determinado raio de alcance. Com uma tecnologia mais avançada os Beacons gastam menos energia, além de o alcance ter mais força, já que funciona por ondas de rádios e não por transmissão de proximidade com o celular. Beacons no mercado tecnológico vai além do que você imagina!

O receptor desse sinal podem ser Android ou iPhone, os dois conseguem codificar a mensagem transmitida pelo Beacons, que só conseguem ser captadas se o bluetooth do seu celular estiver ligado ou se você baixar o aplicativo.

Beacons no mercado tecnológico e na nossa vida

Sabe quando você vai ao museu e encontra abaixo da descrição da obra o QR Code, onde você posicione o seu celular para ler essa mensagem e aparece uma informação extra sobre a obra? Os Beacons funcionam de maneira parecida, eles tem uma mensagem determina a passar ao usuário daquele certo ambiente.

Por exemplo: no hospital, cada quarto pode ter um Beacons contendo informações de um paciente, o que pouparia tempo para os funcionários e médicos. Para o comércio a ferramenta também serve muito bem para alavancar as venda. Já pensou receber uma promoção no momento exato que você entra em uma loja? A ferramenta permite mais interação com as marcas, afinal, você pode ter no seu celular todos os benefícios dos produtos que estão à venda nos locais próximos a você. O mercado tem muito a lucrar com essa nova ferramenta.

No Brasil

Existe a versão do Beacons sendo criada no Brasil pela Taggen e RFID, com parceria do instituto CPqD, o que pode baratear o valor dessa tecnologia, que hoje só pode ser adquirido em lojas importadas. A tecnologia é interativa, como acontece na Internet das Coisas (loT) e a estimativa é que a 2° parte do projeto seja concluída no primeiro semestre de 2017, porém ainda não existe uma data de lançamento. Aguarde os Beacons no mercado tecnológico!