O conceito de inteligência artificial pode já não ser uma grande novidade. A ideia de desenvolver máquinas e softwares que pensem por si só, simulando como nós humanos fazemos já tem sido pesquisada e discutida em grande frequência nos últimos anos.
Mas é importante frisar que esta área tem crescido e evoluído muito, fazendo com que em breve, este tipo de tecnologia traga mudanças para nossas rotinas e também na forma com que vemos o mundo.
A cada ano, novos estudos, pesquisas e descobertas fazem com que a inteligência artificial se torne cada vez mais palpável e que possa se tornar parte do cotidiano das pessoas, sendo que já é possível encontrar alguns exemplos dentro de nossos próprios bolsos, como nos smartphones.
Principais formas de uso de Inteligência artificial atuais:
Uso pessoal: Sendo com a Siri do IOS e o assistente pessoal do Google, temos o principal uso de inteligência artificial no nosso dia-a-dia. Estas aplicações são de grande ajuda na hora de realizar pesquisas, descobrir um bom restaurante por perto, onde encontrar um ponto de ônibus e inúmeras outras funções.
Nesse caso é até possível conversar com os assistentes, já que eles possuem a capacidade de responder nossas perguntas de forma muito próxima da do ser humano.
Vendas: Em sites corporativos, e-commerces ou outro setor que demande atendimento ao cliente, é possível encontrar um local onde você pode entrar em contato com o receptor para tirar dúvidas ou realizar críticas e sugestões.
Pode parecer que há uma pessoa no outro lado respondendo todas essas questões, mas na verdade trata-se de um robô programado para ler, interpretar e responder aos contatos enviados. Essa tecnologia já é muito comum e é chamada de chatbot.
Esportes e competições: Na última copa do mundo, fomos apresentados ao VAR, ou árbitro virtual, que também pode funcionar através da inteligência artificial, analisando minuciosamente as imagens de um jogo ou um prova para concluir se houve falta, impedimento, gols ou pontuações.
Essa tecnologia é de grande auxílio, pois torna as partidas muito mais justas, já que não há como favorecer um ou outro time ou competidor.
Aliada da saúde: O uso de inteligência artificial também pode ser de grande ajuda na área de saúde. Através do uso de algumas aplicações é possível gerar novos medicamentos ou realizar uma análise muito mais detalhada de radiografias ou outros exames de imagem, facilitando diagnósticos e fazendo possível oferecer tratamentos mais eficazes.
Você já acompanha nosso blog? Publicamos semanalmente conteúdos sobre conceitos, curiosidades e as maiores novidades sobre tecnologia. Esperamos você por aqui mais vezes. Seja muito bem vindo.