Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

Consultoria em segurança da informação: O que você precisa saber?

O aumento da digitalização das empresas e a conectividade global trouxe consigo novos desafios para a segurança da informação. A proteção de dados empresariais tornou-se uma preocupação global, e as empresas estão buscando soluções para lidar com essa nova realidade. A consultoria em segurança da informação é uma ótima opção para as empresas que buscam melhorar a proteção de seus dados. Veja abaixo as vantagens e como escolher a melhor para o seu negócio: 

 

O que é a consultoria em segurança da informação?

A segurança da informação é uma área crescente de especialização que se concentra em proteger os dados eletrônicos de uma empresa. Sendo assim, uma consultoria envolve um profundo conhecimento de aspectos técnicos como criptografia, autenticação, controle de acesso, firewalls, planos de resposta a incidentes e outros métodos para garantir a segurança dos dados. 

Ela também requer conhecimento do processo de negócios para entender os vários pontos em que os dados precisam ser protegidos ou disponibilizados com segurança.

 

Qual o cenário dos ataques cibernéticos em empresas?

O noticiário é repleto de empresas que tiveram seus dados vazados, praticamente, todos os dias isso acontece. Por mais que seja algo, infelizmente, comum, não deve ser tratado com menor importância, afinal de contas, a reputação, saúde e a garantia do seu negócio está em jogo. 

A Uber, por exemplo, sofreu um ciberataque em 2016 e acabou expondo informações de 57 milhões de usuários, inclusive 196 mil clientes brasileiros. 

De acordo com a Comissão Federal de Comércio americana foram vazados endereços de e-mail, números de celular e dados de carteiras de habilitação dos motoristas. Na época, a Uber negociou com os criminosos para que eles deletassem os dados e se comprometeu a avisar os seus clientes caso vazamentos de dados como esse voltem a acontecer. 

Dados da Cybersecurity Ventures apontam que os danos causados por crimes cibernéticos devem chegar a US$ 8 trilhões ainda em 2023. Ou seja, a melhor opção é se proteger. 

Leia também: Ataques cibernéticos em 2023: O que podemos esperar? 

 

Quais os benefícios de uma consultoria de segurança da informação? 

Uma consultoria de segurança da informação pode trazer muitos benefícios para uma organização. Eles podem ajudar a:

  • Avaliar a postura de segurança atual de uma organização;
  • Identificar vulnerabilidades e recomendar soluções para mitigar riscos;
  • Desenvolver e implementar políticas e procedimentos de segurança; 
  • Treinar a equipe em conscientização e melhores práticas de segurança; 
  • Fornecer experiência em resposta a incidentes;
  • Manter informados sobre os novos desenvolvimentos no setor de segurança cibernética, para que possam permanecer um passo à frente dos invasores;

 

O que analisar na hora de escolher uma consultoria? 

Com o cenário de ameaças em constante evolução, as empresas precisam ter certeza de que estão selecionando a consultoria certa que pode ajudá-las a identificar, avaliar e mitigar os riscos.

Ao selecionar uma consultoria de segurança da informação, vários fatores devem ser considerados, como o escopo dos serviços oferecidos, expertise e experiência dos consultores, ferramentas utilizadas por eles, modelos de precificação e atendimento ao cliente. Além disso, as referências de clientes anteriores para trabalhos semelhantes também devem ser levadas em consideração ao tomar uma decisão.

 

Quando contratar? 

Empresas que precisam desenvolver sua infraestrutura de TI ou otimizar suas políticas de segurança beneficiam-se muito da assistência de uma consultoria especializada. Existem vários sinais importantes para verificar se a empresa precisa recorrer a um serviço do gênero, como falhas persistentes na infraestrutura e necessidade de investimentos não planejados. 

Esses serviços também são essenciais após ocorrências críticas, como ciberataques, bem como em processos de migração para novas tecnologias. Se contratado corretamente, investimentos nessa área podem proporcionar bons resultados.

 

Conte com mais de duas décadas de experiência da TND Brasil 

Ao longo desses anos, a TND Brasil concentra seus esforços no atendimento a empresas de todos os portes e segmentos, fornecendo serviços de consultoria e desenvolvimento de projetos em Tecnologia da Informação (TI), suporte técnico, gerenciamento e terceirização de ambientes computacionais.

Uma empresa dinâmica, pró-ativa, e como poucas empresas no mercado, interessada no sucesso e evolução dos negócios de seus clientes

banner de contato TND