Um dos principais vilões da produtividade nas empresas é, também, sua principal ferramenta de uso no trabalho: o computador. Uma pesquisa da Triad Consulting, empresa americana líder em consultoria corporativa em educação e comunicação, revelou que 80% dos profissionais gastam até 3 horas de sua jornada em atividades não produtivas. Além disso, pouco mais de 35% dos entrevistados afirmou que o computador de trabalho é a principal fonte de distração.
Ou seja: implementar um controle de acesso à internet é a melhor saída para cortar este mal pela raiz. Contudo, é preciso tomar alguns cuidados para evitar problemas. Continue lendo para saber mais.
O que é o controle de acesso à internet?
O controle de acesso à internet é uma maneira de assegurar que determinados conteúdos não sejam acessados por seus colaboradores. Deste modo, você corta o mal da distração – e, consequentemente, da baixa produtividade – pela raiz.
Entretanto, o bom senso deve imperar: a linha entre controle e violação de privacidade é tênue. Se você a cruzar, isto pode trazer sérios problemas judiciais em sua empresa, além de um clima ruim entre os colaboradores.
Por que fazer o controle de acesso à internet?
Ainda de acordo com a pesquisa da Triad Consulting, pouco mais de 40% dos participantes repassava piadas por e-mail, cerca de 26% enviava links do YouTube e 11% viam pornografia no horário do expediente. Um controle de acesso à internet evita todas estas distrações.
Contudo, a segurança da informação também sai ganhando: muitos dos sites acessados pelos colaboradores em atividades não produtivas contém malware e vírus. Um clique em falso pode colocar informações críticas em risco, ou prejudicar seriamente o funcionamento do computador!
Quais ferramentas usar para o controle de acesso à internet?
A melhor maneira de fazer o controle de acesso à internet é por meio de um firewall. Trata-se de uma ferramenta que barra o acesso à determinadas páginas e websites que não são adequados para uso profissional.
Você pode configurá-la de modo que ela atenda perfeitamente às suas necessidades. Por exemplo: se você acha que não há nada de errado que seus funcionários vejam as redes sociais no horário do almoço, é possível configurar o firewall para que o acesso à elas seja liberado apenas neste momento do dia.
Há limites no controle de acesso à internet?
Por mais que uma empresa tenha o direito de limitar aquilo que os seus funcionários veem na internet, é preciso ter bom senso.
Em primeiro lugar, este direito não inclui o monitoramento de conteúdos de e-mails, mensagens pelo Skype ou outros canais de comunicação internos. Isto é violação de privacidade, e pode resultar em ação trabalhista!
Além disso, é preciso levar em conta que funcionários que trabalham com marketing ou atendimento ao cliente podem precisar de redes sociais. Neste caso, o firewall deve ser configurado para assegurar a permissão.
A melhor maneira de garantir um controle de acesso à internet eficaz e sem dor de cabeça é contar com uma empresa especializada nesse assunto, como a TND. Fale conosco, conheça todas as nossas soluções em firewall, garanta a produtividade da sua empresa e mantenha a segurança das suas informações! Ligue para nós no telefone (11) 3717-5537 ou envie e-mail para [email protected] que lhe retornaremos o mais breve.