Acompanhando os novos critérios do Google, que no dia 21 de abril passado levou a considerar nos resultados das pesquisas em seu buscador uma maior relevância aos sites otimizados para dispositivos eletrônicos móveis, o Bing, motor de busca da Microsoft, também começa a favorecer os sites que se preocupam com o design responsivo (que adapta automaticamente o conteúdo ao formato da tela) no caso para smartphones e tablets.
Os internautas são informados pelo Bing quais sites dispõem de versões projetadas para um melhor desempenho e usabilidade em dispositivos móveis, através da inserção da tag (rótulo usado para informar ao navegador como deve ser apresentado o website) chamada de “mobile friendly” (compatível com dispositivos móveis, ou seja, as páginas de são exibidas perfeitamente, sem distorções e com facilidade de navegar).
Em levantamentos mais recentes sobre os hábitos de navegação pela internet, é apontado um aumento sobre as pesquisas em motores de busca a partir de smartphones e tablets.
Com isso, o Bing inseriu um novo algoritmo de busca que classifica melhor os sites adaptados para mobile nos resultados das pesquisas com base na navegação, legibilidade, scrolling e compatibilidade, ou seja, valoriza os menus, botões dos links das páginas com dimensões maiores a fim de facilitar os cliques, texto legível sem necessidade da ampliação do mesmo, ajuste do conteúdo da página com a largura da tela e finalmente ser compatível com o dispositivo em uso.
Visando com que os desenvolvedores web tenham tempo suficiente para ajustar seus sites, da mesma forma que o Google fez, a equipe do Bing divulgou que essas novas regras deverão acontecer efetivamente em seu ranking de busca nos próximos meses.