Seg - Sex 07:00-20:00
Seg - Sex 07:00-20:00

04Processadores podem ter inúmeras funções, mas a principal delas está ligada a CPU (Central Processing Unit, em português: Unidade Central de Processamento), o cérebro da máquina onde a maioria das informações é processada. Mesmo assim, estes “cérebros” também têm suas diferenças entre si. Conheça a diferença do ARM para o x86

Os processadores de computadores e de celulares trabalham de formas distintas, pois cada máquina tem suas próprias necessidades e características específicas. No caso dos computadores, os principais fabricantes são: AMD ou Intel, já os celulares são representados por Qualcomm, Samsung ou Media Tek.

A Diferença do ARM para o x86:

A diferença começa na tecnologia usada na fabricação dos processadores. Os sistemas para smartphones usam a tecnologia ARM, já os computadores a tecnologia x86. Preparamos uma pequena explicação sobre o funcionamento e particularidades de cada um.

O x86 e o CISC:

Os processadores x86 são desenvolvidos a partir da arquitetura CISC (Complex Instrucion Set Computers). Este sistema é utilizado para estruturas mais complexas, ou seja, que exijam mais trabalho em suas funções e que possuam mais elementos em sua composição, por isso são ideais para computadores.

Um exemplo sobre a complexidade do CISC pode ser o Hardware de um chip Core 17. Sua composição é bastante completa devido à grande quantidade de peças e elementos, o que consequentemente resulta em mais funções para a máquina.

Este tipo de processador permite que várias atividades ocorram ao mesmo tempo a partir de uma única instrução. Os CISC podem realizar inúmeras tarefas simultâneas sem que uma delas seja prejudicada, pois estes chips já são programados para isto.

O ARM e o RISC:

A diferença do ARM para o x86 se dá principalmente na complexidade de sua composição, enquanto o x86 é desenvolvido a partir de uma arquitetura mais complexa o ARM é baseado na RISC (Reduced Instruction Set Computer), que conforme o próprio nome já diz, tem como objetivo ser mais simples.

Apesar de ser mais simplificados, os dispositivos ARM possuem alguns elementos x86, existe muita diferença na forma em que os dois processadores executam suas tarefas.

Enquanto o CISC demanda apenas um comando, os processadores ARM demandam vários para que alguma atividade seja realizada, porém, como as instruções são mais simples, o processo acaba sendo mais rápido.

A diferença do ARM para o X86 também se dá em algumas das funções, computadores executam tarefas que os celulares não executam e vice versa, por isso, não faz muito sentido oferecer um processador altamente complexo para um aparelho de celular com funções pequenas. Por isso existem alguns processadores com funções únicas.

A Diferença na Prática:

A diferença do ARM para o X86 explicada de uma forma prática: Se você usar um navegador em um computador, você conseguirá trabalhar com uma quantidade muito maior de abas abertas sem que haja paralizações, você pode contar com recursos como divisão de tela, executar vídeos e áudios com velocidades superiores entre outros detalhes, já por um celular o número de funções é reduzido, você não consegue trabalhar com tantas abas e a velocidade também é menor.

Entendeu a diferença do ARM para o x86? Para mais informações sobre o universo de T.I. acesse www.tndbrasil.com.br e confira!