Você com certeza faz uso de website e aplicativo móvel em sua rotina diária, já que estamos vivendo a era do digital e esses elementos acabam sendo fundamentais para que possamos realizar nossas tarefas cotidianas e até de lazer.
Presentes em nossas vidas que muitas pessoas acreditam tratar-se da mesma coisa: de um mesmo mecanismo, de uma mesma função, quando na verdade são elementos diferentes, podendo ser na forma como são desenvolvidos ou as funções que exercem.
Website e aplicativo móvel, qual a diferença?
O que é um website?
Primeiramente, é preciso entender o que é um website. Conhecido popularmente em inglês por site (sítio eletrônico ou endereço eletrônico), é uma ferramenta mais antiga e que já existe há décadas. Ele se define pelo espaço virtual de alguma empresa, produto, pessoa, programa de TV e inúmeras possibilidades.
Em um website você pode encontrar informações como: tema da página, entrar em contato, enviar sugestões ou fazer compras de produtos, entre outras funções.
Em termos técnicos, um site nada mais é do que um conjunto de documentos estruturados em HTML (do inglês Hypertext Markup Language), uma das linguagens utilizadas para desenvolvimento, que são unidos por uma única URL (conhecida popularmente como link) e estão disponíveis livremente na internet.
Você pode acessar um site de qualquer tipo de navegador, esteja ele em um computador, tablet ou smartphone.
Atualmente já existem sites responsivos, ou seja, todas as páginas dispõem de design que se adapta automaticamente à qualquer dispositivo que for acessado, e nesse ponto é que pode gerar confusão sobre a diferença entre website e aplicativo móvel.
O que é um aplicativo móvel?
Já o aplicativo móvel consiste em uma tecnologia mais recente e ganhou muita força com o surgimento e crescimento do mercado de smartphones. Enquanto o site precisa ser acessado de um web browser (navegador de internet em inglês), o aplicativo é um software que precisa ser instalado em seu dispositivo móvel para que possa funcionar.
Por se tratar de um software, os aplicativos possuem funções muito mais desenvolvidas, fazendo com que estes trabalhem com os mais variados tipos de atividades.
Através de um aplicativo você pode fazer compras, pedir delivery de alimentos, solicitar transporte até determinado lugar, consultar a localização atual de um ônibus e o trajeto que você poderá percorrer, acessar suas redes sociais de qualquer lugar ou até mesmo paquerar.
Sendo assim, uma das principais diferenças entre website e aplicativo móvel está na experiência do usuário, que é muito maior quando falamos em aplicativos, já que é possível criar softwares que nos auxiliem em grande quantidade de possibilidades em nossas rotinas.
Quando falamos em lazer, os aplicativos também podem ser desenvolvidos para o entretenimento.
Agora que você entendeu a diferença entre website e aplicativo móvel, que tal descobrir um pouco mais sobre esse vasto e incrível universo da tecnologia? Acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades além de encontrar possíveis soluções para aquilo que sua empresa precisa!