Você já ouviu falar no termo: internet das coisas ou IoT (do inglês internet of the things)? Não é incomum esbarrar com esse conceito enquanto se navega na internet, mas é frequente que nem todos saibam do que se trata. Esta é uma ideia verdadeiramente revolucionária e promete trazer grandes mudanças na tecnologia e em nossas rotinas.
É possível que você já lide com a internet das coisas diariamente sem saber. Seja em sua casa ou em seu ambiente de trabalho ou estudo, ela está lá e pretende se tornar mais presente ainda em sua vida, então que tal entender melhor esse conceito?
O que é Internet das coisas?
Conforme foi dito acima, a internet das coisas é uma revolução tecnológica, para integrar o mundo físico e o mundo virtual em um só, mas como isso pode ser possível? Através de vários elementos usados diariamente pelas pessoas que estejam conectados à internet e não apenas computadores, smartphones ou tablets.
Já se tornou comum acompanhar lançamentos de eletrodomésticos que possuem conexão com a internet, como as smart TVs, por exemplo. Mas não para por aí. É possível encontrar internet em geladeiras, maçanetas, volantes de carros e até mesmo vestimentas que possuam esse tipo de tecnologia.
E com isso, também surgem novos produtos ou tendências, como o Google Glass, ou relógios que possuem um funcionamento muito próximo dos smartphones, já apresentados por empresas como Apple e Sony, por exemplo.
Esse conceito nos lembra de muitos filmes ou seriados de televisão antigos que contavam com uma atmosfera futurista, onde muitos elementos presentes em seus roteiros pareciam muito absurdos e impossíveis e já se tornaram parte fundamental da nossa rotina.
E foi em algo parecido em que a ideia da internet das coisas surgiu. No ano de 1991, quando a internet que conhecemos hoje ainda engatinhava, mas já começava a ganhar certa popularidade, o cofundador da Empresa Sun Microsystens, Bill Joy já pensava em um tipo de conexão chamado Device para Device (D2D). Essa conexão nos traz um conceito muito ampliado de internet, podendo ser definido por “várias webs”.
Esse tipo de conexão torna possível o acesso de grande número de aparelhos à internet, fazendo com que muitos fatores mudem em nossas vidas, a aplicação da Internet das coisas pode se dar de muitas maneiras e visa facilitar nossas rotinas cada vez mais corridas e com o tempo cada vez mais escasso.
E também pode ser muito útil quando falamos em segurança. Existe um projeto em andamento realizado pela Ford e pela Intel que faz alterações no interior de um veículo. O automóvel poderá fazer um reconhecimento do motorista através de uma câmera e se o motorista não for reconhecido, o proprietário recebe todas as informações captadas do suposto intruso. Evitando furtos, por exemplo.
Quer conhecer mais sobre o universo vasto e fascinante que é a tecnologia? Acompanhe nosso blog! Sempre trazemos novos conteúdos sobre curiosidades e novidades para você, fique de olho e aguarde os próximos!