Na sexta-feira passada, 22/01, foi comunicado pela Receita Federal do Brasil um alerta referente a um novo golpe existente na internet através de e-mail e redes sociais, onde a vítima recebe uma mensagem de notificação de uma suposta encomenda internacional que teria ficado retida na alfândega e aguarda um depósito bancário para ser liberada.
O golpe inicia quando um desconhecido entra em contato direto com a vítima pelas redes de relacionamento na internet oferecendo alguma proposta de negócio, venda de produto, envio de remessa de dinheiro, entre outros.
Depois de várias conversas e obter confiança, o golpista começa a cobrar da vítima o pagamento como ‘despesas’ necessárias para o recebimento dessas ‘vantagens’, e aí segue depois com o envio de imagens falsas que comprovariam o envio da suposta encomenda após o pagamento inicial, e informa que a mercadoria ficou retida no porto ou aeroporto e a liberação da mesma depende de outros pagamentos como taxas, tarifas ou impostos.
Assim a Receita Federal orienta para não fazer qualquer pagamento para pessoas ou empresas desconhecidas em troca de supostas ‘facilidades’ na liberação de encomendas, bagagens ou cargas despachadas de outros países. Caso tenha sido vítima desse golpe, o órgão do governo pede que seja feito contato imediatamente com as autoridades policiais.